Os tipos de adoçantes artificiais: os bons e os maus

Os tipos de adoçantes artificiais: os bons e os maus

No artigo anterior explicamos os malefícios do açúcar para o organismo (clique no link azul para ler). Agora, o nutrólogo e médico ortomolecular Dr. Wilson Rondó Jr., faz uma lista dos principais adoçantes artificiais e conta para a gente aqueles que podem ser consumidos e aqueles que apresentam riscos a saúde. Vamos conferir?

Aspartame
Adoçantes artificiais com aspartame apresentam sérios riscos para a saúde. Na verdade, o aspartame é uma toxina para os nervos, já que, para processá-lo, usa-se o metanol (tipo de álcool), que é altamente tóxico e é causa frequente de enxaquecas, convulsões e zumbido nos ouvidos. Estudos em animais de laboratório comprovam que ele é cancerígeno.

Frutose
O produto comercializado é extraído de xarope de milho. Apresenta-se como alternativa menos agressiva para a saúde, porque não altera de forma rápida a glicemia e a insulina. Quando presente em alimentos integrais, não causa efeitos negativos. Já a frutose refinada parece ser ainda mais prejudicial para a saúde que o açúcar comum. Apesar de não afetar a glicemia, pode facilitar a ocorrência de doença de Alzheimer, catarata e perda do tônus da pele. Estudos em animais indicam que a frutose é capaz de elevar os níveis triglicérides, o ácido lático e o ácido úrico, acelerando o processo de envelhecimento.

Sucralose
É um novo açúcar formado essencialmente por açúcar de mesa (sucrose) associado com uma molécula de cloreto. Essa molécula inibe parcialmente a absorção do açúcar, evitando a resposta rápida de insulina pelo corpo, enquanto o consumidor desfruta do gosto doce. Entretanto, não se sabe com precisão seus efeitos prejudiciais (que devem existir), já que o cloreto é uma substância tóxica. Em testes de laboratório feitos com animais, foram constatados efeitos negativos na tireoide, no fígado e nos rins. Ainda não há como afirmar se os efeitos serão os mesmo em seres humanos.

Stevia
É um adoçante natural e parece oferecer benefícios únicos. Contém esteviosídeos e outros carboidratos. Apresenta um sabor característico que, em geral, as pessoas gostam ou odeiam. Seu índice de calorias é zero, sendo assim, não eleva a glicemia ou a insulina. Não contém produtos químicos ou ingredientes artificiais, sendo atóxico e perfeitamente seguro.

Xylitol
Esse adoçante é sintetizado pelo corpo humano e também se encontra em muitas frutas e vegetais. Não altera glicemia e insulina e apresenta outros benefícios: ataca placas de bactérias que causam cáries, prevenindo infecções, combate cândida e outros fungos patogênicos. Contém 40% menos calorias que o açúcar normal.

Melhores escolhas
Tanto a Stevia como o Xylitol devem ser os adoçantes de sua escolha, enquanto os outros ficam para uso ocasional e moderado.

Leia mais artigos na categoria de Alimentação e Suplementos