Enxergo com um pontinho preto na visão

Enxergo com um pontinho preto na visão

Por que enxergo com um pontinho preto incomodando a visão?
Uma grande parte do olho é preenchida por uma gelatina chamada vítreo. Desde que nascemos começam a acontecer alterações do organismo relacionadas à idade, e, em função dessas alterações, a gelatina do vítreo vai ficando opaca. Ela passa a ter sujeiras que frequentemente enxergamos e às quais nos referimos como "bichinhos ou aranhas". Com a idade, a mobilidade desses pontos aumenta, porque o vítreo vai se tornando mais líquido. Imagine uma gelatina e, dentro dessa gelatina, alguns flocos que se movem com o balanço. É isso que a gente vê no nosso campo visual como opacidade ou pontinhos (ver ilustração). Eles são mais frequentes e aparecem mais precocemente em pacientes míopes.

Ao redor dos 50 ou 60 anos, quase todas as pessoas apresentam tal sensação. Ela não tem gravidade mas, infelizmente, não tem tratamento. Qualquer paciente que apresente um aumento no número ou no tamanho desses pontos, principalmente quando acompanhado de reflexos luminosos ou sensação de "estrelinhas brilhantes" (ver ilustração), deve ser avaliado pelo oftalmologista por existir o risco da retina ter sido machucada pelo deslocamento do vítreo.

O procedimento correto para o diagnóstico é medir a visão e a pressão intraocular e, depois de dilatar a pupila com auxílio de colírios e examinar toda a retina com o oftalmoscópio indireto, comprovar se tais alterações vítreas são benignas, ou se existem outras alterações, como hemorragias, uveítes, buracos na retina ou lesões que predisponham a um descolamento da retina ou que já a tenham causado.

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Capítulo de OFTALMOLOGIA. Médico responsável: Prof. Dr. Rubens Belfort Jr. (Prof. Titular de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Perguntas e Respostas em 22 especialidades médicas.

Clique no link e leia matéria relacionada: Olho vermelho, dor e vista embaçadapode ser uveíte