Entrou água no ouvido?

Entrou água no ouvido?

Como evitar a dor de ouvido após nadar?
A entrada de água nos ouvidos não é saudável porque elimina a cera, proporcionando a maceração da pele do canal auditivo externo e criando situação favorável ainfecção. Uma medida que pode ajudar bastante aqueles que praticam natação regularmente é a utilização de tampões protetores, que evitam a penetração de grandes quantidades de água. Uma observação importante é que esses tampões devem ser de material inerte para a pele, de preferência feitos à base de silicone incolor, pois o contato de corantes ou acrílico com a pele do canal pode ocasionar reações alérgicas e piorar a situação, ao invés de proteger.

Em relação aalergia, é comum o quadro de reação aos produtos químicos usados no tratamento da piscina, fato que agrava ainda mais os efeitos da água sobre a pele do canal auditivo externo. Uma outra medida de proteção, além do uso de tampões, é enxugar bem os ouvidos após o banho. Isto poderá ser feito com o uso de secadores de cabelo , com jato de ar não muito aquecido direcionado para o canal, ou pingando-se uma gota de álcool comum (75 graus) em cada ouvido. A manobra com secadores é a melhor. Apesar de todas essas medidas, muitas pessoas continuam a ter problema auditivos quando nadam. Nessas circunstâncias, o melhor é mudar de esporte pois, provavelmente, a pele desses indivíduos apresenta características próprias de inadequação ao contato com a água ou com um componente alérgico importante aos produtos utilizados em piscinas.

Clique no link e leia também: Causas de ouvido entupido e Otites e Nevralgia

Prof. Dr. Oswaldo Laércio M. Cruz é autor do capítulo de otorrinolaringologia do livro Medicina, Mitos e Verdades (Carla Leonel). *Matéria do livro.