Tensão e nervosismo afetam a saúde

Tensão e nervosismo afetam a saúde

O que caracteriza a tensão emocional?
A tensão emocional é um estado de opressão que pode ter algum fundamento físico, mas que resulta geralmente de um problema emocional, como a tensão causada por uma ameaça iminente ou outra situação difícil. Geralmente, é no último sentido, o psicológico, que a palavra tensão é usada na Medicina atual.

Como a tensão e nervosismo podem afetar o organismo?
Muitos já haviam observado que as emoções afetam o organismo muito antes que a Ciência o provasse experimentalmente. Expressões como paralisado de medo, doente de desgosto, tremendo de raiva, são expressões de todos os dias. Entretanto, as emoções têm maior alcance do que essas evidências visíveis indicam. Qualquer emoção leve ou grave registra-se em cada célula do tecido do organismo. Com uma emoção forte, como o tremor, o tono corporal muda; a pressão arterial se eleva, a circulação e a respiração realizam-se mais rapidamente, as glândulas suprarrenais tornam-se mais ativas e acontecem modificações no tubo gastrintestinal e no fornecimento de sangue aos tecidos.

Uma pessoa “doente de desgosto” pode morrer por este estado emocional?
Um trauma emocional pode desencadear transtornos mentais, como uma depressão (clique no link azul e leia o artigo Depressão: causas e tratamento)É bem estabelecido que quadros depressivos podem levar à diminuição da imunidade, facilitando o surgimento de infecções e piora de quadros cardíacos com consequências, eventualmente, letais.

O que vem primeiro: o distúrbio orgânico seguido do emocional ou vice-versa?
A maior parte dos transtornos psiquiátricos tendem a ter um fundamento biológico que pode ou não ser desencadeado por alterações emocionais. Portanto, mesmo que uma pessoa tenha uma tendência biológica ao transtorno psiquiátrico, este pode nunca ser expresso se não houver um desencadeante emocional.Alternativamente, um grande estresse emocional pode desencadear um transtorno mental em pessoa sem tendência biológica. Também o oposto pode ocorrer, ou seja, uma pessoa com grande tendência biológica pode apresentar o transtorno mental mesmo sem o estresse desencadeante.

O que provoca o estado de tensão e esgotamento nervoso? As crianças também experimentam este estado?
A tensão pode ser situacional, isto é, causada por situações difíceis, específicas ou por um perigo específico. Ela pode existir também sem nenhuma ameaça real, sendo devida a problemas emocionais subjacentes. Além disso, as transformações fisiológicas de uma situação de tensão ás vezes podem ser produzidas por mera discussão de ameaça, como no caso de crianças que reprimem os sentimentos de hostilidade perto de sua família, mas os traz à tona no consultório médico.

Que doenças e sintomas podem se manifestar em pessoas tensas? Os sintomas físicos estão sempre presentes?
A tensão elevada resultante de problemas emocionais contínuos, existentes há longo tempo, podem apresentar vários sintomas físicos. O paciente pode desenvolver pressão arterial alta, úlceras do estômago, diarreia, constipação e outros males. Estudos indicam que, pelo menos, metade da prática médica geral se ocupa de doenças provocadas pela tensão; daí o desenvolvimento de uma verdadeira especialidade que é a medicina psicossomática. Este mal é considerado por alguns como medidas protetoras tomadas pelo indivíduo contra ameaças ou sinais de perigo que sua experiência logo associa, inconscientemente, a terríveis perigos reais. Clique no link azul e leia o artigo completo sobre Doenças Psicossomáticas

A razão de algumas pessoas reagirem ante as tensões da vida com úlcera péptica, outras com hipertensão arterial, ou diarreia, ou dor de cabeça, ou não reagirem com enfermidade alguma, essa razão depende de muitos fatores, acerca dos quais não existe acordo geral. Entretanto, a maioria das teorias dá ênfase às experiências prematuras infantis e da adolescência e ou à experiência total da vida, juntamente com fatores psicológicos.

Quais as consequências que a tensão gera no comportamento e nas emoções? Como tratar?
Existem pessoas, nas quais as tensões da vida chegaram a um grau tal, que a “carga mental” lhes é demasiado pesada. Tais casos podem originar o que se chama comumente depressão nervosa, cuja duração e gravidade dependem também de um complexo de fatores (Clique e leia também: Diferença entre o estresse agudo e crônico). Tensões relativamente menores podem encontrar expressão numa variedade de formas. Uma válvula de escape comum para a hostilidade reprimida pode ser observada, por exemplo, no indivíduo que guia automóveis descuidada e violentamente, quase obviamente buscando um acidente.

Além dos conflitos mentais reprimidos ou não resolvidos do indivíduo, as atitudes sociais concorrem com suas próprias tensões. Essas atitudes variam de pessoa a pessoa em tempos diferentes. Entretanto, um ponto básico no tratamento de certas doenças, segundo a opinião de muitos, é o descobrimento de conflitos emocionais ocultos que encontram expressão naquelas doenças e deixam a descoberto distúrbios da personalidade (clique na palavra azul para ler o artigo). Essas autoridades creem que as tensões podem ser dirigidas e manejadas, se a personalidade não tiver sido completamente prejudicada pelas experiências prematuras da vida.

Palavras em azul são links que te direcionam a patologia assinalada. Clique nelas para ler. Leia também os artigos relacionados:

Sintomas da Depressão

O que leva uma pessoa ao suicídio

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Capítulo de psiquiatria. Médico responsável Prof. Dr. Marco Antônio Marcolin.