Os cuidados com a pele para manter o bronzeado bonito

Os cuidados com a pele para manter o bronzeado bonito

Manter a pele bonita e saudável se torna um grande desafio em época de férias. Sol, petiscos, drinques em excesso, tudo isso reflete diretamente na sua aparência. A começar pelo bronzeado. A exposição excessiva ao sol sem a devida proteção pode induzir ao desenvolvimento de manchas escuras, pontos claros, vasinhos na face, flacidez, diminuição da imunidade celular e, em poucas horas, as terríveis queimaduras solares.

A primeira dica para os cuidados com a pele nas férias é jamais deixar ela se queimar! Se isso acontecer você passará a segunda semana de férias vendo o seu “bronzeado ” ir embora junto com a pele que vai descascar. Conquiste seu bronze aos poucos. Intercale a permanência ao sol com períodos à sombra e utilize sempre e em todas as circunstâncias o protetor solar. O FPS ideal pode ser escolhido após um pequeno e rápido teste: se exponha ao sol sem o protetor e observe o tempo referente ao primeiro sinal de vermelhidão. Multiplique esses minutos pelo número do FPS e descobrirá o tempo de atuação do fator de proteção solar que corresponde ao seu tipo de pele. Quanto maior o número, menor será a necessidade de reaplicação do produto. Como padrão, indica-se:

FPS 30: loiros e ruivos ou quem nunca se bronzeia e sempre se queima;

FPS 20 a 25: para quem sempre se queima e às vezes se bronzeia;

FPS 15: pele morena ou para quem só às vezes se queima, mas normalmente se bronzeia;

FPS 5 a 10: negros e mulatos ou quem sempre se bronzeia e raramente se queima.

Para manter a pele hidratada, borrife água termal antes, durante e após a exposição solar. Além de manter a umidade da pele, é um excelente hidratante para o clima seco ou quente e também durante o voo. Para os rebeldes que se torram ao sol, a água termal ajuda a acalmar a pele e na recuperação das queimaduras. Use e abuse desta água repleta de poderes terapêuticos. Borrife igualmente após seu banho diário e deixe secar naturalmente.

O modo de tomar banho é tão importante quanto os produtos necessários para manutenção do viço e beleza da pele. Para proporcionar um efeito calmante e refrescante, a temperatura da água deve se manter de morna a fria. Dê preferência a sabonetes com hidratantes na composição e evite banhos prolongados. Para o rosto, escolha um sabonete destinado a esta região. Os glicerinados são excelentes. Antes de desligar o chuveiro, massageie todo o corpo com óleo que ajuda a proteger sua pele dos efeitos ressecadores do sol e do próprio banho em si. Utilize uma toalha macia para se enxugar.

Cuidados com a pele

Não apenas o sol como também o clima quente retiram a umidade da pele. A vantagem de uma boa rotina de cuidados com a pele é que ela se mantém lubrificada e umedecida ficando, desta forma, protegida contra as agressões do meio ambiente. Somando-se a isso, os drinques a mais degustados durante as férias contribuem para a desidratação que também reflete na saúde da cútis. Beber bastante água é fundamental para manter a pele hidratada. Vale igualmente a água de coco que é super saudável! Evite os isotônicos que causam retenção de líquido por conter muito sódio. Coma bastante frutas e verduras que auxilia na hidratação. Dê preferência aos que tenham a cor amarela, laranja e verde-escuras. Esses alimentos são ricos em antioxidantes e além de ajudar na proteção contra os raios ultravioletas também prolongam o bronzeado.

Durante este período, não faça tratamentos dermatológicos ou use cremes que reajam ao sol. Muitos deles são fotossensibilizantes e tem seus efeitos potencializados pela luz solar, deixando a pele ainda mais fina e sensível. As consequências podem ser sérias e desastrosas, e vão desde graves queimaduras até a hiperpigmentação das manchas. Dentre eles podemos citar os que contêm ácidos em sua composição (principalmente o retinoico ), os noturnos ou com função clareadora. Da mesma forma evite tratamentos dermatológicos como peeling e laser, caso suas férias seja em ambientes quentes e com sol. Se não abrir mão desses tratamentos nas férias, você deverá usar um bloqueador solar, óculos escuros e chapéu.

Já o ácido hialurônico, apesar de ter o nome “ácido” não tem nada de ácido e é um excelente hidratante além de ter o potencial de conseguir preencher os espaços existentes entre as células dando volume, sustentação e elasticidade a pele. É uma ótima alternativa para as férias quando os outros cremes antienvelhecimento devem ficar guardados no armário. Além disso, ele tem a capacidade de reter e fixar a água na pele protegendo contra o ressecamento causado pelo sol, piscina e mar.

Na hora de escolher o hidratante prefira os emolientes que tem maior poder de penetração. Já os umectantes têm moléculas que atraem e seguram a água na pele impedindo que ela resseque. Este tipo de produto apenas protege contra a perda de água e deve ser aplicado na pele ainda úmida, logo após o banho. Estas substâncias costumam estar presentes nos dermocosméticos para auxiliar também a hidratação.

Quanto ao tipo oclusivo deve-se ter atenção especial. Como o nome já diz, ele cria uma barreira protetora, porém não tem ação hidratante. Por isso, deve ser o último creme a ser aplicado com o objetivo de manter a hidratação, selando a pele. Jamais aplique sem ter passado anteriormente o hidratante sob o risco de tornar sua pele ainda mais ressecada.

Hidratantes comuns ou Pós Sol?

Os dois tipos são igualmente eficazes no quesito hidratação. A diferença entre eles está nos ingredientes usados na formulação. Os Pós Sol são acrescidos de substâncias calmantes, anti-inflamatórias e oferece mais frescor a pele sensibilizada pelo sol. Combate a vermelhidão e a ardência, acalma a pele, ajuda a prevenir a descamação, além de alguns deles terem substâncias que mantém o bronzeado por mais tempo.

Algumas das substâncias mais utilizadas no Pós Sol são: Aloe Vera, Pantenol, manteiga de Karité, óleos ricos em ômega 3, ativos anti-inflamatórios como alfa bisabolol e nicotinamida, ureia (potencializa a ação da hidratação) e a poderosa vitamina E (previne as rugas e linhas de expressão). Viu só? Se você estava preocupada com os dermocosméticos que teria que abandonar nas férias, já pode se beneficiar com os Pós Sol que contenham vitamina E na composição.

Ah... e não esqueça do protetor labial. Você não vai querer fazer suas selfies de férias com os lábios todo rachado, não é!?! Retoque sempre após beber e comer e fique diva nessas férias!

Leia mais artigos na categoria Beleza e Bem-Estar