Por que a gripe pode evoluir para pneumonia?

Em que circunstâncias uma gripe pode se transformar em pneumonia?
A gripe, reduzindo a resposta imunológica normal e enfraquecendo as defesas do organismo, diminui a capacidade de reação contra as infecções. Por ser causada por vírus, a gripe é uma afecção para a qual não existe remédio, favorecendo assim a propagação dos microorganismos, especialmente se houver um ambiente propício. Esse fato se observa, principalmente, em pacientes que não se submetem a um tratamento adequado, que inclui repouso, ingestão abundante de líquidos e uma alimentação balanceada, além de um ambiente em condições de higiene adequadas.
Na ausência de tais cuidados, os microorganismos que residem nas vias respiratórias altas, considerados como parte da flora normal da orofaringe, podem migrar para o pulmão, determinando o aparecimento de uma infecção que compromete o tecido pulmonar e que é denominada pneumonia. Clique no link azul e leia o artigo completo sobre pneumonia: causas, sintomas, diagnóstico, consequências e sequelas.
Leia também:
• Frio, gripe e sistema imunológico
• Antibiótico e gripe: complicações pelo uso abusivo
• Previna-se contra as doenças do inverno
• Não confunda gripe com doenças do aparelho respiratório
Conteúdo do site e livro: Medicina, Mitos & Verdades (Carla Leonel), capítulo de pneumologia. Médico responsável Prof. Dr. Francisco Vargas (Professor Titular da Disciplina de Pneumologia da Faculdade de Medicina - FMUSP).
Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo e/ou imagem sem citar a fonte com o link ativo. Direitos autorais protegidos pela lei.