Os tipos de suplementos alimentares e seus benefícios

Os tipos de suplementos alimentares e seus benefícios

O mundo moderno mudou. Mudou de conceitos, mudou de rotina, mudou de valores. Hoje, mais do que nunca, o ser-humano se conscientizou que à saúde e a longevidade não depende apenas de remédios, mas de uma boa alimentação aliada à prática de exercícios físicos. Não é a toa que o Brasil se destaca pelo aumento no número de academias de ginásticas, sendo o segundo país com maior número de academias por habitantes. A indústria de suplementos alimentares cresce na mesma velocidade, promovendo uma surpreendente inovação na fabricação e lançamento de novos produtos para atender a vários perfis de consumidores.

A alimentação desregrada e inadequada, o estresse físico e mental, a correria do dia a dia, faz da suplementação alimentar um requisito fundamental para garantir a boa saúde e a energia indispensável para manter a qualidade de vida. Porque não basta apenas se alimentar corretamente. Isso ajuda sim, e muito. Mas o ser humano é individualizado, com necessidades específicas para a sua faixa etária ou condições especiais, como a existência de doenças crônicas, modo de vida etc. Cada um processa e utiliza os nutrientes de modo único, e todo nutriente e alimento têm formas específicas de atuar em cada indivíduo.

O suplemento não substitui uma boa alimentação. E uma boa alimentação também não elimina a necessidade do suplemento. Ambos se complementam. Com exceção dos mais disciplinados, que são poucos, dificilmente as pessoas conseguem atingir apenas com a alimentação, as quantidades adequadas de macronutrientes (proteínas, carboidratos, gorduras) e micronutrientes (vitaminas, minerais e fibras) essenciais para o bom funcionamento do corpo e defesa do sistema imunológico. Além disso, alguns nutrientes fundamentais para a saúde podem levar desconforto para algumas pessoas (como aqueles que apresentam intolerância alimentar, os que se submeteram a cirurgias bariátricas, fazem dietas, os vegetarianos, entre outros), o que determina a importância da suplementação alimentar.

Tipos de suplementos alimentares e benefícios

Infantil: as crianças podem ter uma alimentação pouco variada, se recusarem a consumir determinados tipos de alimentos ou serem dispersas, não demonstrando interesse na refeição. Para garantir o desenvolvimento do organismo e evitar as carências nutricionais com riscos, inclusive, de distúrbios no crescimento, misture ao leite de seu filho, suplementos alimentares específicos para esta faixa etária. Nos sabores vitaminas de frutas, chocolate, baunilha e morango, ficam com gostinho de milkshake e eles vão adorar tomar!

Geriátrico e estados pós-operatório: a dificuldade de mastigar alimentos, problemas de deglutição, perda de olfato ou paladar, enfraquecimento dos dentes, doenças crônicas ou debilitantes podem levar a um quadro de carência nutricional ou desnutrição com sérias consequências para o organismo.

O mercado dispõe de uma linha exclusiva de suplementos alimentares geriátricos para facilitar a deglutição dos idosos ou para estados pós-operatórios, suprindo as necessidades nutricionais. Normalmente são ricos em proteínas (importante para massa muscular), vitaminas, minerais, fibras (auxilia no funcionamento do intestino) e cálcio (fundamental para os ossos) promovendo um equilíbrio nutricional que garante o bom funcionamento do organismo e o bem-estar. Formulado em diversos sabores, complementa a refeição além de serem muito gostosos. Substitua a sobremesa por este tipo de suplemento ou utilize como lanche nos intervalos das refeições. Garante energia e evita os riscos de desnutrição.

Controle do índice glicêmico: indicado para diabéticos, pessoas com compulsão alimentar ou no controle do peso: suplemento alimentar que ajuda no controle da glicemia no período entre as refeições, e um substituto de guloseimas como auxílio da compulsão alimentar. Perfeito para qualquer pessoa que deseja uma fonte de energia saudável e com baixo índice glicêmico. O controle glicêmico reduz o risco da evolução do diabetes, diminui a fome, mantêm a saciedade e evita o acúmulo de gordura no corpo. Também é uma excelente alternativa para praticantes de atividades físicas que necessitam de energia e querem perder peso. Pode ser consumido por portadores de doença celíaca ou pessoas com intolerância à lactose (observe o rótulo). Disponível em barras, cereais, pó ou como bebida pronta (sabores morango, baunilha, chocolate e nozes).

Intolerantes à lactose, ao glúten e/ou alérgicos: pó à base de proteína isolada de soja para ser misturado a água, frutas ou no preparo de receitas doces ou salgadas, substituindo o leite de vaca. Enriquecido com vitaminas, minerais e grande quantidade de cálcio, também ajuda a manter os ossos saudáveis prevenindo a osteoporose, além de fortalecer o sistema imune. Disponível ao natural ou em diversos sabores: banana, iogurte, chocolate, baunilha, bolo de coco, milho, limão, laranja, brownie e petit gâteau.

Praticantes de atividades físicas, para quem busca força, resistência e aumento de massa muscular ou pessoas acima de 40 anos: suplemento alimentar rico em aminoácidos de cadeia ramificada, à base de proteína do soro do leite para auxiliar no ganho de massa muscular. Após os 40 anos, o ser-humano perde 8% de massa muscular por década, o que pode gerar problemas de saúde e de força física. Além disso, todos os tecidos que se renovam no corpo (pele, cabelo, unhas, músculos etc) são formados por proteínas. Por isso é fundamental que haja um consumo adequado deste macronutriente, para que esses tecidos se renovem com eficiência e qualidade.

Os 10 mandamentos para uma alimentação saudável e manter o peso

1. Programe seis pequenas refeições diárias (a cada 3 horas), em ambiente calmo e com periodicidade, que além de não ficar com o estômago vazio, acelera o metabolismo, já que a cada ingestão o organismo tem que trabalhar para transformar o alimento em energia.

2. Inclua diariamente seis porções do grupo do cereais (arroz, milho, trigo pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos naturais.

3. Troque a farinha convencional pela integral que possui maior quantidade de fibras, auxiliando na digestão e evitando a prisão de ventre. No mercado já existe uma série diferenciadas de farinhas, como banana verde, maracujá e berinjela. Estudos científicos indicam que o uso constante promove o controle do diabetes dos níveis de colesterol, do aumento da saciedade e da redução da gordura abdominal.

4. Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções de frutas nas sobremesas e lanches (para melhores resultados, intercale com os suplementos alimentares).

5. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse pra¬to brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.

6. Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis! Para os intolerantes a lactose, substitua pela suplementação alimentar destinada a esta finalidade.

7. A mastigação é essência para a absorção dos nutrientes e uma boa digestão. Os alimentos são absorvidos melhor quando bem triturados pelos dentes.

8. Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. A água é essencial para a digestão, pois não só facilita o processo, como auxilia no combate à prisão de ventre. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições. Nas refeições, limite o consumo a pequenos goles, para evitar a diluição dos sucos digestivos que pode causar azia e refluxo.

9. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação. Vontade de comer um doce? Opte pelos suplementos alimentares indicados para este caso.

10. Torne sua vida mais saudável e evite o estresse. Exercícios físicos devem ser incluídos na sua rotina. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis. A lista de doenças agravadas pela obesidade ou associadas e ela é enorme. Obesidade pode acarretar doenças cardíacas, vasculares, respiratórias, digestivas, hormonais, renais, na pele, juntas e músculos. Pode também ocasionar alterações da função sexual e reprodutora, distúrbios psicológicos e de ajuste social, além do aumento da incidência de alguns tipos de câncer.

Leia artigos complementares:
Intolerância a lactose
Suplementos Fitness
As doenças causadas pela obesidade