Dicas de exercícios para fortalecer o corpo e a alma

Dicas de exercícios para fortalecer o corpo e a alma

Atividades físicas são capazes de fortalecer todo o corpo?

Sim, e é importante derrubar um mito.Os exercícios físicos não repercutem sobre um órgão específico e sim sobre a pessoa como um todo. Além disso os exercícios são fundamentaispara o funcionamento adequado do organismo e prevenção de doenças. Confira os principais motivos para exercitar seu corpo tirando o máximo proveito das atividades físicas:

NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS - é recomendado um tempo mínimo de 30 minutos de exercícios, três vezes por semana.

1) Melhora a circulação diminuindo os riscos de doenças cardíacas e no controle da hipertensão arterial. Em outras palavras, se uma certa quantidade de sangue no corpo for distribuída para um maior número de vasos, a pressão do conjunto abaixa.

2) Produz o aumento do HDL (colesterol bom) e consequentemente baixa os níveis de triglicérides: importante na prevenção da aterosclerose, fator de risco para doenças aterosclerótica coronária, infarto do miocárdio, AVC isquêmico ou hemorrágico (conhecido popularmente como “derrame”) e insuficiência vascular periférica.

3) Ajuda no controle do açúcar no sangue, o que é benéfico para diabéticos.

4) Fortalece os ossos: ajuda na prevenção da osteoporose. Se você já tem osteoporose, não desanime. Nunca é tarde para alguns ajustes no seu estilo de vida. Os médicos especializados recomendam exercícios regulares, que podem ser simplesmente caminhadas durante a manhã com a “posologia” de tempo indicada acima.

5) Exercícios físicos são de fundamental importância no tratamento de doenças reumáticas: na fibromialgia, por exemplo, tanto as caminhadas, como os exercícios realizados em piscinas, ou mesmo aqueles de fortalecimento e alongamento muscular, podem melhorar muito os sintomas da doença.

6) Fortificam os músculos amenizando as dores nas costas.

7) Controle do peso: a lista de doenças agravadas ou associadas a obesidade é enorme. Obesidade pode acarretar doenças cardíacas, vasculares (nos vasos sanguíneos), respiratórias, digestivas, hormonais, renais, da pele, das juntas e nos músculos. Pode ocasionar ainda alterações da função sexual e reprodutora, distúrbios psicológicos e de ajuste social, e aumento da incidência de alguns cânceres.

• Tempo de exercícios para a queima calórica: é necessário 45 minutos de atividade física diária com intensidade e planejamento. Desta forma, é possível obter uma grande queima calórica auxiliando na perda de gordura e na construção da massa muscular. Isso, claro, desde que associado a um programa de nutrição equilibrado.

8) Alivia o estresse, a ansiedade, melhora o humor e a depressão: exercícios físicos ajudam na produção de endorfina que é um neuro-hormônio produzido no hipotálamo (região do cérebro responsável pelo prazer) e liberado pela hipófise na corrente sanguínea. Este processo ocorre durante e depois de atividades físicas produzindo uma deliciosa sensação de bem-estar.

Estudos indicam que a endorfina pode viciar, o que explica porque atletas sentem necessidade de estar constantemente se exercitando. O inverso também é verdadeiro: aqueles que precisam se abster dos esportes experimentam uma alta dose de irritabilidade causada pela abstinência de endorfina.

A endorfina também melhora o sistema imunológico, a memória, além de agir no sistema respiratório, cardiovascular, musculoesquelético, endócrino-metabólico proporcionando um aumento da capacidade física. Ah... sem esquecer que também é considerado um analgésico natural do corpo humano: a denominação da palavra endorfina é originária das palavras ENDO (interno) e FINA (de morfina, potente analgésico).

PRODUTIVIDADE

O esporte vai muito além dos benefícios a saúde: promove autoconfiança, espírito de equipe, disciplina, superação e perseverança. Saber perder é um ótimo exercício para conseguir superar as frustrações da vida e perseverar em novas tentativas. O verdadeiro campeão é aquele que tem a capacidade de superação.

Começou a se animar? Então vamos as dicas do expert personal trainer e life coach Flávio Settanni, responsável pela boa forma física e emocional da maioria dos famosos que você admira: “corpo sarado é lindo, e se exercitar pensando também na saúde é a matemática perfeita. Mas para resultados eficientes é fundamental equilibrar o programa de exercícios de acordo com a sua faixa etária e estilo de vida”, explica. A proporção entre exercícios de musculação e aeróbicos deve sempre estar de acordo com a idade.

Na adolescência, quando o fôlego e a disposição estão a toda, os exercícios aeróbicos são fundamentais para aumentar a capacidade cardiorrespiratória. Com o avançar da idade, esta equação se inverte e as atividades aeróbicas se tornam menos importante devendo prevalecer os exercícios com pesos. A musculação além de deixar o corpo bonito e tonificado oferece proteção aos ossos que tendem a se tornar mais frágeis ao longo da vida.

PROGRAME-SE DE ACORDO COM SUA IDADE

• De 15 a 25 anos: a malhação deve ser em uma proporção de 70% aeróbico e 30% de musculação.
• Dos 25 aos 45 anos: concentre em dedicar suas atividades esportivas com 50% de exercícios aeróbicos e 50% de musculação.
• A partir dos 45 anos, a equação se inverte: 30% aeróbico e 70% musculação.

Idosos não fogem a regra. Idoso que não se exercita apresenta perdas funcionais importantes: redução em 25% da força, diminuição do colágeno com enfraquecimento de ligamentos e tendões, menor flexibilidade e perda da densidade óssea (causa da osteoporose). Por isso é imprescindível que todas as pessoas da terceira idade se movimentem pois, além dos benefícios dos exercícios para a saúde, também promove um efeito antienvelhecimento das células, proporcionando longevidade e melhor qualidade de vida para quem os pratica.

SUGESTÕES DE MODALIDADES E CONCEITOS

Musculação
Locomotiva de qualquer programa, principalmente a partir dos 25 anos, e aumentando de importância com a idade. A única atividade com capacidade de mudar realmente o corpo da maioria das pessoas, manter o emagrecimento conquistado além dos benefícios a saúde já explicados acima em todas as faixas etárias.

Pilates
Quer ter um corpo equilibrado, alongado, e forte ao mesmo tempo, e ainda ter o privilégio de não sentir as dores nas costas que atinge mais da metade da população? Pilates pode ser uma excelente opção! Joseph Pilates foi um homem a frente do seu tempo. Desenvolveu um método de exercícios que visa o controle do corpo de forma global, buscando o equilíbrio. "Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos." Pratique algumas sessões e sinta a diferença.

Yoga
A prática regular do Yoga relaxa, melhora a postura corporal, dá mais energia para encarar o dia a dia, ao mesmo tempo que alivia o estresse. O resultado vem da evolução espiritual e do funcionamento dos órgãos, estimulados pela prática das aulas e dos hábitos saudáveis.

Conheça mais benefícios do Yoga:
• Melhora da saúde e dores em geral;
• Traz alívio para doenças respiratórias e nas desordens do aparelho digestivo;
• Se utilizada como terapia de apoio faz bem ao sistema nervoso e proporciona alívio do estresse;
• Melhora postura e definição corporal;
• Traz mais concentração, força de vontade e melhor relacionamento com o próximo;
• Proporciona autoconhecimento e paz interior.

Treino Funcional
É ótimo para quem pratica outros esportes, como Tênis, lutas etc, mas deve ser usado como complemento ao treino de musculação, não como substituto. No treinamento funcional o objetivo é tirar a pessoa do estado de conforto que os bancos e aparelhos de musculação propiciam. A ideia é fazer com que os alunos sejam obrigados a usar outros músculos para manter o equilíbrio e trabalhar, além dos músculos normais do exercício, outros que ficariam inativos em um banco comum: é possível trabalhar músculos agonistas e antagonistas quase ao mesmo tempo, principalmente na região da cintura pélvica, que engloba os abdominais e o lombar.

Existem inúmeras variações e aplicações, principalmente para quem pratica outros esportes fora da academia. Para quem tem problemas recorrentes de lombalgias e desestabilização da coluna lombar, os trabalhos na bola e na cama elástica trazem vida nova para região. E usando menos carga que nos treinos comuns!

Crossfit
O crossfit é uma boa alternativa para quem não gosta de musculação com aparelhos de alta tensão. A modalidade consiste em uma série de exercícios variados que trazem resultados rápidos e eficazes. Para alcançar o objetivo, aconselha-se treinar durante 40 minutos pelo menos três vezes por semana.

Curiosidades do Crossfit
Essa modalidade faz parte dos principais programas de treinamento de força e condicionamento físico usado em algumas academias de polícia como SWAT, operações especiais do exército americano e por alguns campeões de artes marciais.

Ganho de força, flexibilidade e resistência física
Programas de treino que mesclam aulas de bike ou corrida, musculação e metodologia crossfit fortalecem os músculos, aumentam a resistência e melhoram a capacidade cardiorrespiratória.

E aí, o que você está esperando para começar esta nova fase de vida? Se você se autoenganar com a desculpa que não tem tempo, consiga nem que seja apenas 10 minutos por dia para se exercitar. É melhor se mexer um pouco do que usar a desculpa do "pouco tempo" e não se exercitar nada. Por menor que seja este tempo, ainda assim existe um benefício.

Clique no link e leia mais artigos na categoria Esportes e Saúde do Atleta