Aftas: quanto tempo demora para curar? Causas, sintomas e tratamento

Aftas: quanto tempo demora para curar? Causas, sintomas e tratamento

Quanto tempo demora para curar a afta? Como identificá-las?
As aftas simples quase sempre desaparecem após 7 a 10 dias. Normalmente, curam sozinhas. A afta surge, inicialmente, com a sensação de incômodo na boca, podendo ser sentida como formigamento ou queimação.Em até 48 horas do início dos sintomas, aparece uma pequena mancha vermelha. Em seguida, forma-se um núcleo com relevo esbranquiçado amarelado, conforme a foto acima. Este tipo de afta mede até 8 mm e apesar da aparência e incômodo, não deixa cicatriz.

Diferente do herpes labial que são múltiplas bolhas na parte exterior dos lábios, as aftas normalmente surgem dentro da mucosa oral atingindo bochecha, gengiva, a parte interna dos lábios, céu da boca e língua. Elas podem aparecer de forma isolada ou agrupada, num único ou em vários locais da boca.Independente do tipo de afta, todas doem e incomodam bastante.

Por que as aftas doem? Quais são os tipos de aftas?

As aftas são lesões ulceradas e chamadas cientificamente de ulcerações aftosas. A dor é causada pelo contato com o tecido conjuntivo que possui grande quantidade de nervos. Elas são classificadas de três formas:

1. Aftas menores ou de Mickulicz: são ulcerações muito dolorosas ou ardentes, em média, com 1cm de diâmetro. Podem ser únicas ou múltiplas, mas na maioria dos pacientes apresentam-se como lesões isoladas. Tendem a sarar, entre 5 e 10 dias, sem deixar cicatrizes.

2. Aftas maiores ou de Sutton: são ulcerações maiores, com extensões surpreendentes de até 3 a 4cm. Tornam-se necrosantes, extremamente dolorosas, incapacitando o paciente para suas atividades normais. Sua duração, em média, se alonga entre 3 e 6 meses cada uma, deixando cicatrizes fibrosas e definitivas.

3. Aftas herpetiformes: caracterizadas pela multiplicidade de diminutas e dolorosas lesões ulceradas simultâneas na mucosa bucal. Esse nome resulta de sua semelhança com as lesões da estomatite herpética.

Tipos de aftas:

Ulceração aftosa comum

É a forma mais visual e corresponde a 80% dos casos. São feridas pequenas que surgem de uma só e vêm em uma quantidade que varia de uma a cinco. Aparecem em surtos. As lesões podem estar relacionadas por alguma forma de trauma. Saram sem deixar cicatriz.

Periadenite mucosa necrótica recidivante

Significa uma inflamação que mata o tecido atingido e pode se repetir frequentemente. Surgem um ou dois machucados, com um tamanho maior do que a média, que podem durar meses. Curam, porém deixam cicatriz.

Ulceração herpetiforme

Quando aparecem muitos machucados de tamanho menor e extremamente doloroso. Aparecem na ponta da língua e o assoalho da boca. Saram sem deixar cicatriz. Quem é de repente atingido com várias aftas de uma única vez, pode estar com um quadro de deficiência imunológica mais sério.

Afta pode ser sinal de doença grave?

Qualquer tipo de afta que demore mais de 15 dias para cicatrizar precisa ser avaliada para descartar a hipótese de câncer na boca, herpes e até mesmo AIDS. Clique nos links para ler os artigos correspondentes que tem as lesões com sintomas semelhantes as aftas.

Causas prováveis das aftas: fatores desencadeantes

As causas das aftas são variadas. Em algumas pessoas, elas surgem com mais frequência, mas não se sabe exatamente o que faz com que ela apareça de forma constante. Acredita-se que esteja relacionada ao sistema imunológico e a predisposição genética.

Algumas possíveis causas para o aparecimento da lesão podem ser:
• Alimentos mais condimentados, frutas cítricas/ácidas,
•Estresse,
• Mudanças hormonais nos ciclos da mulher,
• Traumas mecânicos por pontas pontiagudas,
• Uso de aparelhos dentários, ortodônticos ou pontes móvel
• Queimaduras por alimentos sólidos ou líquidos,
• Refluxos estomacais,
• Ansiedade,
• Uso de alguns medicamentos,
• Substâncias que queimam,
• Infecções virais
• Infecções por bactérias.

Por que algumas pessoas tem aftas com maior frequência?

As aftas recorrentes, que ocorrem com mais frequência, normalmente estão associadas a um quadro emocional e de estresse associado a baixa imunidade. Aparecem em qualquer idade e com mais frequência no sexo feminino, talvez por fatores hormonais envolvidos. É importante diferenciar a lesão da afta da lesão provocada pelo herpes, pois são bem diferentes. Outras lesões sugestivas de aftas também ocorrem por dentes mal posicionados na arcada dentária, restaurações fraturadas, bordas cortantes dos dentes, dentes cariados, próteses mal adaptadas, mordidas acidentais, hábito de sucção do lábio e língua.

O uso aparelhos ortodônticos pode estar relacionada com o aparecimento de uma ou mais aftas na mucosa bucal, que quase sempre são lesões do tipo aftas menores, mas incomodam muito os pacientes, principalmente quando habitualmente não eram afetados por este problema antes da instalação dos aparelhos ortodônticos

Alguns pacientes apresentam as aftas no decorrer do tratamento e não necessariamente logo após a sua instalação. Esses casos podem estar relacionados a momentos de estresse físico ou psicológico, alterações de hábitos alimentares ou condições sistêmicas que possam modificar a reatividade do sistema imunológico.

Como tratar e amenizar a dor das aftas?

As aftas curam sozinhas. O tratamento visa aliviar a dor e desconforto, principalmente nos primeiros dias, quando as lesões estão mais doloridas. Algumas dicas e sugestões para aliviar os sintomas:

1) Limpe delicadamente o leito amarelado ou brancacento da afta com cotonete umedecido em água oxigenada bem diluída ou em soro fisiológico, ou até em água. Esta pseudomembrana representa um obstáculo à penetração medicamentosa, mas nem sempre está presente.

2) Não use bicarbonato de sódio: ele consegue aliviar a dor pois destrói as células nervosas da afta e inclusive os tecidos saudáveis da mucosa. Resultado:prolonga a duração da afta.

3) Todos os medicamentos vendidos em farmácia servem apenas para aliviar os sintomas. Alguns formam uma película protetora para evitar o contato da afta com alimentos. Outros tem função analgésica ou anestésica.

4) Alguns estudos indicam que o própolis pode ajudar na cicatrização das lesões e aliviar o desconforto. É normal que ao passa-lo sobre a ferida, no primeiro momento arda um pouco para depois aliviar a dor.

5) Mantenha a higiene bucal. Escove os dentes com frequência e evite pasta de dente com com sódio-lauril-sulfato.

6) Anti-inflamatório corticoide pode ajudar a acelerar a cicatrização. Não tome medicamentos sem orientação médica.

Resumindo: o tratamento da afta tem a finalidade de aliviar os sintomas. Para evitar as aftas recorrentes deve-se descobrir e tratar o fator desencadeante. Fique atento a alergia alimentar que tem influência no aparecimento de aftas.

Evite alimentos ácidos e condimentados, bebidas quentes, café e chocolate. Tente dormir bem.

Leia o artigo complementar: Afta, herpes labial ou sapinho? Reconheça as diferenças

Conteúdo do site Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel) com a colaboração dos mais bem conceituados médicos do Brasil.