Cirrose hepática e consequências

Cirrose hepática e consequências

O fígado é um órgão único e indispensável à vida. Quase tudo o que se come, após a absorção intestinal, é “processado” por ele e então encaminhado aos diferentes setores do organismo.

Quando as funções do fígado não mais atendem as necessidades, ocorre a diminuição da produção de proteínas, especialmente de albumina e dos fatores de coagulação, bem como diminuição do metabolismo de hormônios (estrógeno, aldosterona, entre outros).

O fígado também é responsável pela síntese do colesterol.

O que é cirrose hepática?
A cirrose hepática se instala quando há fibrose no fígado. Fibrose é o nome que se dá a uma resposta cicatricial de agressões repetidas.

Na cirrose hepática, parte do fígado já perdeu sua função em decorrência da morte de células hepática como resultado de agressão sofrida pelo órgão - veja a ilustração.

Como consequência da cirrose hepática, o fígado diminui de tamanho e ocorre insuficiência hepática e hipertensão portal.

Quais os sintomas e as consequências da cirrose hepática?
Abaixo iremos relatar as principais funções do fígado que são prejudicadas pela cirrose hepática:

• Diminuição da albumina: albumina é uma proteína que tem a função de regular o líquido dentro da circulação mantendo o organismo hidratado e evitando o inchaço.É ela também que transposta os hormônios e substâncias na corrente sanguínea.

Se a albumina está com baixa concentração, possibilita que o líquido escape do vaso sanguíneo e se acumule embaixo da pele, principalmente, no abdome (“barriga d’água” - ascite) e em locais de nível mais inferior (pernas ou face corpórea posterior do corpo, naqueles que ficam mais tempo deitados).

Esta também é uma das causas que provoca o inchaço em pessoas que bebem em excesso.

• Na coagulação do sangue, a diminuição das proteínas do fígado, causa tendência para sangramentos abundantes, não só em casos de ferimentos, como de forma “espontânea” ( sangramento sem motivo aparente no nariz, gengivas, menstruações excessivas ).

Na pele surge hematomas, “spiders” (aranhas vasculares - veias em formato de aranha) ou teleangectasias, palmas das mãos ficam avermelhadas, com “aspecto de presunto”.

• O paciente com cirrose é magro, tem pouca musculatura, tem membros finos, barriga grande e pernas inchadas.

Homens tendem à “feminilização” (aquisição de caracteres femininos), por excesso de estrógeno, que deixa de ser metabolizado pelo fígado comprometido.

Há impotência, aumento das mamas, redução de pelos e do volume dos testículos.

Instalada a cirrose hepática, há risco para o desenvolvimento de câncer do fígado (hepatocarcinoma), especialmente nos infectados pelos vírus B e/ou C da hepatite.

Se detectado precocemente, o paciente pode ser curado com cirurgia para remoção do tumor. No diagnóstico tardio, a cura só é possível com transplante de fígado.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler. Matéria relacionada:
Causas da Cirrose

Este conteúdo é exclusivo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel) - Editora CIP. Médico responsável pelo capítulo de gastroenterologia Prof. Dr. Luiz Chether. As informações contidas nesse site são de caráter informativo. A informação auxilia na prevenção. Consulte sempre seu médico.