Como socorrer alguém no ataque epilético

Como socorrer alguém no ataque epilético

O que acontece com a pessoa durante o ataque epilético?
Há vários tipos de crises epilépticas e a mais conhecida é a crise denominada "grande mal", caracterizada por súbita queda ao solo, sem aviso, algumas vezes com emissão de um grito.

Há interrupção da respiração, os braços e pernas tornam-se rígidos (caracterizando a fase tônica, ou seja, de contrações musculares mantidas), após o que surgem contrações musculares interrompidas por períodos de relaxamento (a fase clônica)”, explica o Prof. Dr. Milberto Scaff, Titular de Neurologia da USP e autor do capítulo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel).

Pelo acometimento da musculatura facial, pode haver mordedura da língua.

Devido a interrupção da respiração, o indivíduo fica cianótico (com a pele azulada), quando então a respiração retorna espontaneamente.

Pode haver emissão de urina, e a crise é seguida por sono ou um período de confusão mental com duração variável. Todo o episódio dura cerca de um minuto.

A conduta diante de um indivíduo com este tipo de crise deve consistir em atos que visem minimizar a possibilidade de traumatismos e a de aspiração do conteúdo gástrico em decorrência de vômito e, para isto, o paciente deve ser colocado deitado de lado.

O que causa a parada respiratória durante o ataque epilético? É preciso segurar a língua para não haver sufocamento?

É comum achar que a parada respiratória durante o ataque epilético é por sufocamento com a língua ou secreções ("baba"), mas não é verdade. A respiração retoma e não é preciso, nem aconselhável tentar desobstruir a boca ou a faringe. Estas tentativas podem resultar em ferimento dos dedos da pessoa que tenta desobstruir a boca, em decorrência da profunda contração tônica dos músculos faciais da pessoa acometida pela crise.

Como evitar que ocorra engasgo durante a crise epilética?

A conduta diante de um indivíduo com este tipo de crise deve consistir em atos que visem minimizar a possibilidade de traumatismos e a de aspiração do conteúdo gástrico em decorrência de vômito e, para isto, o paciente deve ser colocado deitado de lado.

PASSO A PASSO DE COMO PROCEDER NO SOCORRO DIANTE DE UM ATAQUE EPILÉTICO

Coloque a pessoa deitada de costas, em lugar confortável, retirando de perto objetos com que ela possa se machucar, como pulseiras, relógios, óculos;

Introduza um pedaço de pano ou um lenço entre os dentes para evitar mordidas na língua;

Levante o queixo para facilitar a passagem de ar;

Afrouxe as roupas;

Caso a pessoa esteja babando, mantenha-a deitada com a cabeça voltada para o lado, evitando que ela se sufoque com a própria saliva (a baba não é contagiosa);

Quando a crise passar, deixe a pessoa descansar;

Verifique se existe pulseira, medalha ou outra identificação médica de emergência que possa sugerir a causa da convulsão;

Nunca segure a pessoa (deixe-a debater-se);

Não dê tapas;

Nunca jogue água sobre a pessoa.

Conteúdo do livro MEDICINA - MITOS & VERDADES (Carla Leonel) Capítulo de neurologia. Médico responsável Prof. Dr. Milberto Scaff (Prof. Titular de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo/FMUSP).

Veja matérias relacionadas:
Causas da convulsão
Tipos de epilepsia