Para que serve a água micelar nos cabelos?

Para que serve a água micelar nos cabelos?

Depois que a água micelar conquistou a pele das mulheres do mundo todo, chegou à vez das madeixas se beneficiarem desta poderosa substância. Atualmente já é possível encontrar shampoos, condicionadores e finalizadores com ativos das micelas incorporados na composição. As vantagens são infinitas, já que essas pequenas moléculas limpam os fios sem agredir, nutrem e fortalecem a fibra capilar e ainda garante brilho, leveza e movimento aos cabelos, sem descuidar do couro cabeludo.

Por que as micelas são tão poderosas e conseguem ter múltiplas funções?

As micelas são pequenas moléculas compostas de água e óleo que atraem as impurezas tal como um imã. Quando essas poderosas partículas entram em contato com o couro cabeludo e os fios de cabelo, atraem a sujeira e a arrastam para fora das madeixas, dispersando-a instantaneamente. Resultado: remove os resíduos e o excesso de oleosidade sem tirar a umidade e, portanto, não provocam ressecamento como acontece com os shampoos normais. Por preservarem a hidratação natural, as micelas também garantem brilho e maciez aos cabelos. Agora imagine essa poderosa tecnologia micelar na composição dos shampoos e condicionadores! Além de fortalecer a fibra do fio e proteger o couro cabeludo, elas potencializam a entrada das substâncias hidratantes, nutritivas e restauradoras de todos os outros produtos usados após a lavagem.

Além dos detergentes fortes usados na composição de alguns shampoos, o que provoca o agravamento dos cabelos ressecados? E por que isso ocorre?

Processos químicos (tintura, descoloração, alisamento, permanente) e uso constante de secador e chapinha contribuem para a perda de água no cabelo piorando o quadro de ressecamento.

É na pele que se encontra 70% do reservatório natural de água, que inclui o couro cabeludo. Ele só é mantido graças à interação dos lipídios das glândulas sebácea, do cimento entre as células da camada córnea e dos fatores de proteção natural (aminoácidos, lactato, ureia, glucosaminas e ácido láctico).

Todo cabelo seco tem deficiência na produção dos lipídios cuja função é impermeabilizar os fios, tornando-os flexíveis, brilhantes e macios. A primeira proteção e injeção de nutrientes partem do couro cabeludo que é composto pelo manto hidrolipídico, que fazem parte as glândulas sebáceas e sudoríparas (água), e ambas devem estar em funcionando em equilíbrio.

Para piorar, as agressões do dia a dia (sol, água do mar ou piscina, poluição etc) aliado aos fatores químicos citados, prejudicam este processo levando a diminuição da quantidade de água e, consequentemente, afetando o transporte de nutrientes e a hidratação necessária para a saúde do couro cabeludo e estrutura dos fios, tornando-os ressecados. É por isso que os cabelos se tornam opacos, porosos, embaraçados e quebradiços.Leia o artigo: A diferença entre o cabelo seco e ressecado

Portanto, na escolha do shampoo, é importante optar por aqueles que tenham um pH ácido e princípios ativos hidratantes. Já o shampoo com as micelas tem a vantagem adicional de proporcionar a limpeza, hidratação e ainda proteger o cabelo e o couro cabeludo.

Confira os benefícios das micelas nos variados tipos de cabelo

Afro: este tipo de cabelo tem os fios mais secos já que os nutrientes do manto lipídico do couro cabeludo dificilmente consegue alcançar toda a haste do fio. Com as micelas é possível limpar os cabelos e manter a hidratação do couro cabeludo ajudando na saúde e beleza dos cachos.

Seco: nutrição e hidratação sem risco de ressecamento causado pelo lauril ou sulfatos mais pesados usados na composição dos shampoos tradicionais. Uma experiência de limpeza suave e eficaz.

Misto: mantém a estabilidade dos fios, controlando a oleosidade e evitando o ressecamento. A tecnologia micelar tem o potencial de equilibrar a fibra capilar para absorver melhor as máscaras e produtos de tratamento, sem pesar nos cabelos.

Oleoso: nutrição e leveza. Fios limpos, nutridos e com movimento. Apesar das micelas promoverem uma limpeza profunda, no caso de cabelos excessivamente oleosos, indica-se alternar a lavagem com shampoo especial para cabelos oleosos. Leia o artigo: A diferença entre os shampoos e para que serve cada um deles

Fino e frágil: equilíbrio e proteção para a limpeza e saúde dos fios.

Você gosta de lavar os cabelos todos os dias? Os shampoos tendem a ressecar os cabelos pelas substâncias detergentes presentes na composição. Aposte nos shampoos com as micelas e liberte-se para a lavagem diária sem risco do ressecamento. Lembre-se de passar o condicionador e, semanalmente, aplique máscara de tratamento para permitir a hidratação correta das madeixas. Apesar das micelas serem menos agressivas é necessário o uso de condicionador e/ou máscaras para completar a hidratação dos fios que ficam mais vulneráveis nestas circunstâncias. Leia o artigo Tipos de hidratação: recupere seu cabelo

O mesmo conselho vale para quem faz uso constante de químicas, chapinhas, spray e outros finalizadores que exigem maiores cuidados e/ou limpeza profunda do fio. Como já dissemos, as micelas ajudam a preservar a saúde capilar, porém não dispensam os tratamentos de hidratação, nutrição e restauração importantes para repor as substâncias perdidas pelas agressões do dia a dia.

Da mesma forma, cabelo mal lavado ou com excesso de silicone, gel, pomada ou spray não absorve os nutrientes dos outros tratamentos capilares. Se você utiliza esses produtos com frequência, deve usar semanalmente um shampoo de limpeza profunda para eliminar os resíduos mais resistentes. Nas lavagens subsequentes, eleja os shampoos com micelas para evitar maiores estragos com o ressecamento dos fios provocados por esses tipos de finalizadores. Leia o artigo Passo a passo para deixar os cabelos sedosos

Quer saber mais uma vantagem das micelas? Elas controlam o frizz do cabelo. Tal como a água micelar para o rosto, esta poderosa molécula nos cabelos também oferece múltiplas funções.

Clique no link azul e leia mais artigos na categoria Beleza e Bem-Estar