Tipos de hemorroidas: causas e tratamento

Tipos de hemorroidas: causas e tratamento

O que são as hemorroidas?
Doença hemorroidária é conhecida desde o Egito Antigo. Muito comum, afeta ambos os sexos, todas as raças e idades, principalmente adultos jovens. É constituída por varizes das veias do reto, com dilatação, tortuosidade e ingurgitamento, semelhante as varizes de membros inferiores.

A hemorroida pode ou não ser visualizada. O fato de ser externa, interna ou mista diz respeito a classificação das hemorroidas, que dependente da origem do vaso que a forma. Quando exteriorizada, o aspecto é de “bolinha” de sangue (mamilo hemorroidário). Quando interna, pode ser visualizada interiormente, no reto, apenas com o auxílio de instrumento apropriado.

As causas mais comuns de hemorroidas são:

• Gravidez, principalmente em mulheres multíparas (com várias gestações);

Obesidade, por aumento da pressão abdominal;

Prisão de ventre, devido ao esforço para evacuar;

• Vida sedentária, que provoca fezes mais duras;

• Sexo anal que produz fissuras e aumenta a incidência de hemorroidas, além de agravar as já existentes.

Hemorroida pode evoluir para a forma grave?

A complicação mais frequente é a hemorragia, que excepcionalmente é volumosa a ponto de levar a anemia. Após a evacuação, verifica-se que sangue goteja, espirra, recobre as fezes ou suja o papel higiênico.

É obrigatório a diferenciação com hemorragia, que pode ser por várias causas:

tumor (pólipos),
tumor maligno no reto (câncer),
câncer anal,
doença inflamatória intestinal,
doença sexualmente transmissível,
lesão da pele perianal ou do ânus.

Se você desconfia que o sangramento não tem relação com hemorroidas, clique nas palavras em azul para saber mais sobre as doenças assinaladas.

Como tratar a hemorroida? É necessária a cirurgia?

A hemorroida gera desconforto e existe a dificuldade de higiene. Quando há dor, pode ter ocorrido trombose ou inflamação (flebite), mas ganha maior relevância a referida diferenciação com outras condições. Na população ocidental, mais de 30% das pessoas têm hemorroidas, entre as quais cerca de 10% necessitam de tratamento cirúrgico.Se há trombose (entupimento) do vaso hemorroidário (local onde se encontra a hemorroida), e ela não alivia com tratamento tópico (pomadas e supositórios), deve-se operá-la.

• Às vezes, apenas com a punção do trombo (coágulo sanguíneo) e a aspiração de seu conteúdo pode-se solucionar o problema. Caso não melhore, recomenda-se fazer hemorroidectomia (operação que extrai a veia doente).

• Atualmente, a ligadura elástica - técnica que consiste em "enforcar" a hemorroida com um fio elástico - pode ser feita na maioria dos casos. É uma técnica não agressiva, feita em ambulatório e, no prazo de 24 horas, o doente já não sente mais os sintomas.

• As hemorroidas que não são tratadas não causam maiores problemas, a não ser o excesso de crises, que pode formar fissuras (rachaduras). Se o paciente tiver alguns cuidados poderá, até mesmo, conviver com elas por toda a vida.

• Vale lembrar que quem tem hemorroidas deve lavar a região anal e enxugar com toalha de algodão sempre que evacuar, pois o papel higiênico as irrita e provoca inflamação. Deve evitar também a ingestão de alimentos condimentados.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler.

Conteúdo exclusivo do site Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel) - Editora CIP. Capítulo de Urologia. Médico responsável urologista Prof. Dr. Sami Arap