A diferença entre os shampoos e para que serve cada um deles: transparentes, leitoso e perolado

A diferença entre os shampoos e para que serve cada um deles: transparentes, leitoso e perolado

Na hora de escolher o shampoo é importante saber qual deles se adapta melhor ao seu tipo de cabelo. Da mesma forma, a frequência das lavagens, o uso de químicas, excesso de secador, esportes aquáticos, frio intenso ou calor excessivo, sol, são fatores que devem ser levados em consideração. Às vezes, é preciso várias tentativas, experimentar novas marcas e tipos de tratamentos, até conseguir descobrir quais dos produtos irão responder melhor as suas necessidades e estilo de vida.

Pré shampoo, detox e antirresíduos tem a mesma função?

Todos eles preparam o cabelo e o couro cabeludo, higienizando e eliminando as impurezas acumuladas, para que as substâncias nutritivas das etapas seguintes penetrem melhor no fio.

Apenas o shampoo, não limpa os cabelos?

Sim, limpa. Mas não consegue remover todas as impurezas acumuladas do dia a dia. Entretanto, esses produtos que antecedem o shampoo, não são para uso diário. Funciona como uma “faxina” que deve ser feita a cada 15 ou 30 dias (dependendo do tipo de cabelo). Esta higienização profunda que remove as impurezas é fundamental para revitalizar os fios. Apenas com os fios totalmente limpos é que máscaras e ampolas conseguem penetrar profundamente nos cabelos.

Quais as diferenças entre eles e como usar corretamente?

Pré shampoo: tem a mesma função dos antirresíduos, porém são mais suaves, com um pH mais baixo, ideal para quem tem cabelos mais fragilizados. Entre os pré shampoos, existem os chamados pré shampoos protetores que agregam a função de proteger os fios dos surfactantes (tipo de detergente) que contém na composição da maioria dos shampoos e ressecam o cabelo. Este tipo deve ser aplicado de 10 a 15 minutos antes de entrar no chuveiro para garantir proteção, incluindo, a massagem nas pontas, que é a parte mais fraca do cabelo. Uma ótima opção para quem tem cabelos com química ou faz uso constante de secador e chapinhas.

Antirresíduos: faz a faxina mais pesada. Abre as escamas do fio, limpando profundamente. Por ter uma composição mais forte não é indicado para quem tem cabelos sensibilizados, com química ou tintura, sob o risco de ressecar ainda mais os fios, desbotar a cor, reduzir o resultado do tempo da progressiva etc.

Detox: como o próprio nome diz, proporciona uma desintoxicação capilar, oxigenando o couro cabeludo, higienizando e eliminando as impurezas acumuladas nos fios. É excelente para o controle da oleosidade. Por isso, se você tem cabelo muito seco, poroso ou quebradiço, deve prestar atenção às informações do fabricante para a frequência na utilização que deve ser mais cuidadosa. Para quem sofre com caspas é uma boa alternativa de tratamento.

Modo de usar

Analise as características do seu cabelo para eleger qual dos produtos de limpeza acima você poderá utilizar. É indicado o uso acada 15/30 dias. Pessoas com cabelos oleosos, os efeitos duram menos tempo, podendo ser repetido o procedimento antes deste período.

Quem faz esportes aquáticos e uso excessivo de spray, mousse e produtos impermeabilizantes como silicones, antifrizz etc, da mesma forma, poderá necessitar rever este prazo.

Mulheres com cabelos secos ou com química é aconselhável o uso apenas a cada 30 dias e com cautela.

Por que alguns shampoos são transparentes e outros mais leitosos ou perolados?

As características na textura dos shampoos indicam os ingredientes que fazem parte deles. Os shampoos transparentes proporciona uma limpeza mais profunda sem agredir tanto os fios. Não tem o mesmo efeito dos pré shampoos, mas é uma excelente opção para quem tem cabelos oleosos. Garante uma limpeza nutritiva, equilibra a oleosidade, conferindo brilho e leveza às madeixas.

Da mesma forma, é a alternativa perfeita para quem tem cabelos ressecados e não pode fazer uso dos pré shampoos e similares. Nesses casos, para evitar o ressecamento dos fios, alterne com o tipo leitoso e hidrate bem seu cabelo após o uso.

Os shampoos leitosos são mais consistentes por terem agentes condicionantes em sua composição. Apesar de não ter a mesma eficácia de limpeza dos shampoos transparentes, tem como vantagem, o grande poder de hidratação. Sabe aquela velha dúvida: uma ou duas lavagens com shampoo durante o banho? Então, neste caso, pode ser duas, para aumentar a capacidade de limpeza dos fios.

Este tipo é indicado para quem tem cabelos secos ou com química. Quem tem cabelos oleosos corre o risco dos fios ficarem pesados e sem movimento (dependendo dos ingredientes do fabricante). Nesta situação, lave duas vezes também, porém, a primeira mão com o tipo leitoso, e a segunda com o transparente para evitar reter acúmulo de resíduos que deixam os cabelos pesados e sem vida.

Para uso diário os shampoos perolados são os mais indicados. Eles agregam a função de limpeza e hidratação. É um meio termo entre o transparente e o leitoso, com uma composição mais suave. Limpa e hidrata na medida certa. Perfeito para todos os tipos de cabelos e, principalmente, para quem tem cabelo normal ou misto.

A importância da hidratação

Por mais ingredientes hidratantes que possa existir nos shampoos, muitos deles possuem surfactantes que ressecam os fios. Os shampoos são um agente de limpeza, formulados especificamente, para atender as características de cada tipo de cabelo. Mas são os cremes e ampolas que evitam o ressecamento e garante cabelos bonitos e sempre saudáveis. Isso não significa que você poderá usar qualquer tipo de shampoo. Se seu cabelo for oleoso e você usar um shampoo formulado para quem tem cabelos secos, por exemplo, irá agravar a oleosidade, e o excesso de sebo, é fator determinante para o aparecimento da caspa. Por isso, a escolha do shampoo deve ser sempre seguida à risca, de acordo com seu tipo de cabelo. Isso não é “frescura” e nem marketing das indústrias. É técnica de verdade!

Passo a passo para o uso correto

A matemática que você deve ter em mente é a seguinte: o shampoo abre as escamas do cabelo para receber o condicionador que tem a função de fechar a cutícula do fio. Portanto, o uso do condicionador não deve ser descartado. Nunca. E deve ser sempre usado na última etapa da lavagem.

Se você for usar cremes de hidratação, nutrição ou ampolas, elas devem ser aplicadas após o shampoo para que as substâncias nutritivas penetrem profundamente nos fios. Observe o tempo indicado pelo fabricante e retire o excesso da água para que o cabelo absorva melhor o produto. Já o condicionador, apenas amacia o cabelo, ajuda a desembaraçar e sela as escamas. Não tem a função detratar. Portanto não existe tempo para ação. Basta massagear por todo o comprimento e, em seguida, enxaguar.

Já existe no mercado condicionador reforçado com poder de hidratação, que atua na manutenção da umidade natural dos fios. Ideal para quem tem cabelos saudáveis e necessita apenas de conservação.

A frequência do tratamento deve ser de acordo com o estado do cabelo. O importante é alternar hidratação, nutrição e reconstrução. Cabelos danificados permanecem com as cutículas abertas, sem capacidade de armazenar água, tornando-os opacos e eriçados. A hidratação é que repõe a água, proteínas, aminoácidos, queratina etc, perdidas com as agressões do dia adia. Controla o frizz e devolve os nutrientes necessários fazendo com que os cabelos fiquem maleáveis, sedosos, com brilho e principalmente fortes e saudáveis.

É importante lembrar que nenhum tratamento funciona caso o cabelo não esteja devidamente hidratado. O correto é na primeira semana realizar a hidratação simples, na segunda, a nutrição e, na terceira, finalizar com a reconstrução. Se você tem cabelos saudáveis alterne os tratamentos denutrição e reconstrução a cada mês, apenas para conseguir manter a beleza de suas madeixas. O primeiro sinal grave da desidratação capilar é o aspecto poroso, eriçado e com frizz. Se seu cabelo já está “em pé”, trate de abrir bem rápido os olhos.

Na hora da escolha do shampoo, lembre-se, que cada um deles tem uma função e é formulado para um tipo específico de cabelo. Observe o rótulo e veja qual é o mais indicado para você e suas necessidades.

Dica importante:

Evite água quente. Se possível, faça um jato de água fria antes de desligar o chuveiro para selar as escamas e dar mais brilho as madeixas.

Leia mais artigos na categoria Beleza e Bem-Estar