Ouvido entupido - causas

Ouvido entupido - causas

Existem várias alterações que causam a sensação de ouvido entupido. As mais comuns estão relacionadas à obstrução da tuba auditiva (ou Trompa de Eustáquio), que é um canal de comunicação entre o ouvido médio e o nariz, mais especificamente, a rinofaringe. É através deste canal que ocorre a aeração da orelha média, equilibrando as pressões internas e externas, e por onde drenam as secreções produzidas pela mucosa que reveste a orelha média.

Nas crianças, a tuba auditiva é naturalmente estreita, o que explica a maior ocorrência de otites até os 3 anos de idade, devido ao acúmulo de secreções dentro da orelha média. Com o crescimento, há uma melhor função e esses problemas tendem a diminuir.

Independentemente do desenvolvimento anatômico do canal auditivo, existem outras causas que podem causar obstruções nas crianças, assim como, também, em adultos. As mais frequentes são as alergias respiratórias, infecção respiratória (gripes) e a diminuição da força ou incoordenação dos músculos que abrem a tuba auditiva. Nas crianças, o aumento das adenoides pode obstruir a abertura da tuba e, nos adultos, tumores da rinofaringe e do nariz podem causar obstrução mecânica.

Algumas alterações da orelha interna, ou labirinto, podem também causar sensação de entupimento. Perdas auditivas leves e o aumento da pressão dos líquidos labirínticos são as mais comuns.

O tratamento depende de cada caso e de sua causa. Quando não existe algo evidente, a possibilidade de incoordenação ou contração muscular da região deve ser estudada. O tratamento, nesses casos, pode ser feito por meio de terapias para relaxamento e melhor coordenação dos músculos da faringe, palato e dos músculos mastigatórios, diz o Prof. Dr. Oswaldo L. Mendonça Cruz, autor do capítulo de otorrinolaringologia do livro MEDICINA — MITOS & VERDADES (Carla Leonel ) .

O deslocamento de secreções pelo uso indevido de cotonetes e a compactação da cera dentro da luz do canal auditivo externo também podem causar a sensação de ouvido entupido (ver ). Uma recomendação à s mulheres que usam com frequência spray nos cabelos é proteger os ouvidos durante a aplicação. Essas situações, muitas vezes, obrigam a pessoa a procurar um otorrino para uma limpeza mais adequada.

Conteúdo do livro MEDICINA — MITOS & VERDADES (Carla Leonel ) Capítulo de otorrinolaringologia. Médico responsável Prof. Dr. Oswaldo Laércio M. Cruz.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique nos links abaixo e leia também:
Otites e nevralgias
Dor e ouvido entupido em voos
Como tirar água do ouvido
Zumbido no ouvido