Macacos transmitem a febre amarela?

Macacos transmitem a febre amarela?

Basta à mídia divulgar que um macaco foi encontrado morto, e a população logo se apavorar achando que os primatas também são causadores da febre amarela. É bom ficar claro, que os macacos são mais vítimas do que nós, já que diferente da gente, não podem se prevenir indo ao posto de saúde pra tomar a vacina. Por isso, o que realmente justifica o susto, é a conscientização sobre a importância da vacina contra a febre amarela, doença que pode levar você à morte, tal como os macacos.

O vírus da febre amarela é transmitido tanto pela picada dos mosquitos das espécies Aedes aegypti ( tipo urbano) como pelo Haemogogus e Sabethes (tipo silvestre). Os mosquitos Haemagogus e Sabethes vivem na copa das árvores e por isso, o alvo preferencial são os macacos já que compartilham o mesmo habitat. O Aedes é encontrado na área urbana, local onde vivemos, e portanto o alvo principal somos nós.

E por que tanto alarde quando é encontrado um macaco morto?

O macaco morto, por si só, representa um alerta que o vírus da febre amarela está circulando naquela região (após comprovação do diagnóstico, já que a morte pode ser por outra causa). A mesma divulgação acontece quando morre um ser-humano vítima da febre amarela. Mas o fato de ser um macaco, acabou tornando a informação mal-interpretada por algumas pessoas gerando esta dúvida.

Na área urbana, a última grande epidemia ocorreu em 1942. Até o momento, todas as notificações estão associadas ao ciclo silvestre da doença, afetando pessoas que contraíram o vírus em áreas de mata ou em suas proximidades. A pessoa infectada indo para a cidade, dissemina o vírus na área urbana. Dados do Ministério da Saúde mostram que de julho de 2017 a fevereiro de 2018, 237 pessoas morreram por febre amarela. Leia o artigo: Todos os mosquitos Aedes Aegypti transmitem vírus?

A prevenção por meia da vacina é fundamental para evitar a reurbanização da doença.

O que acontece com o macaco infectado com o vírus da febre amarela? Como ocorre a transmissão?

A partir da picada em um macaco já infectado, mais mosquitos podem picá-lo, contrair o vírus e espalhar aos outros primatas. É um ciclo sem fim. Da mesma forma, se você estiver nesta região, também poderá ser picado por este mosquito infectado e contrair a febre amarela, MAS pela picada do mosquito e NÃO PELO CONTATO COM O MACACO.

O mosquito vai morder quem estiver na frente, seja você ou outro macaco. Na mata ou na cidade. Assim sendo, quanto mais pessoas estiverem imunizadas, menor a chance do vírus se espalhar. Como os macacos não se vacinam, a epidemia se espalha mais rapidamente.

Ao encontrar um macaco doente ou morto, avise as autoridades de saúde. Essa medida é importante para que os órgãos competentes possam agir rapidamente no controle da doença. A transmissão não ocorre diretamente do macaco a pessoa, nem do macaco ao macaco ou pessoa a pessoa. Para ocorrer à transmissão é necessária a picada do mosquito infectado pelo vírus.

É possível identificar o macaco com febre amarela?

Alguns macacos, assim como as pessoas, podem ser picados pelo mosquito da febre amarela sem necessariamente morrer por isso. O vírus fica encubado no corpo durante 3 a 6 dias e pode não manifestar sintomas. Isso significa que tanto o macaco como as pessoas podem ser portadores do vírus ao serem picados e ninguém saber desta condição.

Portanto, o macaco encontrado morto é um grande e importante alerta, pois se ele estivesse contaminado pelo vírus (assim como as pessoas) na forma assintomática (sem sintomas) ou na forma leve da febre amarela, não saberíamos da existência do surto. A gravidade da doença varia de acordo com o grau de imunidade e organismo de cada pessoa e a transmissão vai depender da carga viral existente no corpo.

De que forma o vírus adquirido na mata pode se transformar em uma epidemia na cidade?

Na região urbana, as grandes epidemias podem acontecer quando pessoas infectadas circulam em regiões com grande quantidade desses mosquitos e a maioria dos habitantes tem pouca ou nenhuma imunidade por não estarem vacinados. Esta é a única forma de transmissão de pessoa a pessoa, que poderia ser também do macaco a pessoa, e até da pessoa ao macaco (se o macaco vivesse na cidade), o que gerou a má interpretação quanto a transmissão da febre amarela "pelo macaco". Isso significa que a mais efetiva prevenção contra a febre amarela é a vacinação: quanto mais pessoas estiverem vacinadas, menor será a chance de transmissão da doença.

É importante ficar claro que o fato da pessoa ter sido picada pela espécie silvestre e ter contraído o vírus, não impede que ao estar na área urbana, não espalhe o vírus na cidade igual ao macaco na mata. Esta pessoa que foi infectada na mata chega na cidade e leva uma outra picada, desta vez da espécie Aedes aegypti (que vive na área urbana e também é transmissor): este mosquito irá contrair o vírus da pessoa infectada e passará a transmitir a outras pessoas.

Combater o Aedes aegypti é fundamental para reduzir o risco da reintrodução do ciclo urbano da febre amarela, assim como para enfrentar a dengue, a Zika e a chikungunya. Os períodos mais críticos acontece entre dezembro e maio, meses chuvosos em grande parte do Brasil, o que favorece a proliferação dos vetores.
Clique nas doenças assinaladas em azul para saber mais.

Qual o tempo de vida desses mosquitos?

Os Haemagogus e Sabethes possuem um tempo de vida considerado longo para mosquitos, o que pode favorecer a propagação dos vírus. Observações em laboratório indicam que o tempo de sobrevivência de ambos ultrapassa meses após os insetos atingirem a idade adulta. Esse fator é importante porque, uma vez infectado, o mosquito permanece portador e capaz de transmitir o vírus da febre amarela durante toda a vida. Para agravar a disseminação, estudos concluíram que as fêmeas infectadas e grávidas, são capazes de transmitir o vírus para a prole, em um processo chamado de transmissão transovariana.

Quais as formas de afastar os mosquitos transmissores da febre amarela?

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer.

1) Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas (calças e blusas) e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.

2) Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.

A reprodução do Aedes acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros. Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada (ambiente propício para procriação do Aedes aegypti). Não perca tempo e siga as principais orientações:

Cuidados dentro das casas e apartamentos

• Tampe os tonéis e caixas d’água;

• Mantenha as calhas sempre limpas;

• Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

• Mantenha lixeiras bem tampadas;

• Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

• Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

• Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

• Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Área externa de casas e condomínios

• Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;

• Limpe ralos e canaletas externas;

• Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;

• Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;

• Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

Quando o foco do mosquito é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores, como em terrenos baldios ou lixo acumulado na rua, a Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade deve ser acionada para remover os possíveis criadouros.

O risco de transmissão da febre amarela nas zonas urbanas também pode ser reduzido, eliminando os potenciais locais de reprodução dos mosquitos, através da aplicação de larvicidas aos reservatórios de água e outros locais onde exista água estagnada.

A pulverização de insecticidas para matar os mosquitos adultos durante epidemias urbanas pode ajudar a reduzir o número de mosquitos, reduzindo assim também as potenciais fontes de transmissão da febre amarela.

Historicamente, as campanhas de controle dos mosquitos conseguiram eliminar o Aedes aegypti, o vetor da febre amarela urbana, da maior parte das regiões da América Central e do Sul. Contudo, o Aedes aegypti recolonizou zonas urbanas na região, renovando o risco de febre amarela urbana.

Os programas de controlo dos mosquitos visando os mosquitos selvagens nas zonas florestais não têm efeito prático na prevenção a transmissão da febre amarela das florestas (ou selvática).

Quais as áreas de risco de febre amarela no Brasil?

Locais que têm matas e rios, onde o vírus e seus hospedeiros e vetores ocorrem naturalmente, são consideradas como áreas de risco. No Brasil, os estados com maior risco e onde a vacina está sendo ofertada na rotina dos municípios são: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além das áreas com recomendação, neste momento, também está sendo vacinada a população do Espírito Santo.

Por que a febre amarela é uma doença grave? Os sintomas se manifestam quanto tempo após a picada?

A febre amarela é uma doença grave, viral e hemorrágica que pode levar à morte. O vírus fica encubado no corpo durante 3 a 6 dias e pode não manifestar sintomas. Quando estes ocorrem, os mais comuns são febre, dores musculares, sobretudo nas costas, dores de cabeça, perda de apetite, náuseas ou vômitos. Na maioria dos casos, os sintomas desaparecem após 3 ou 4 dias.

Nos outros casos, o doente entra numa segunda fase após 24 horas da recuperação dos sintomas iniciais. Voltam as febres altas e são afetados vários órgãos, normalmente o fígado e os rins. Surge a icterícia (amarelecimento da pele e dos olhos, daí o nome “febre amarela”), urina escura e dores abdominais com vômitos. Pode ocorrer sangramento da boca, nariz, olhos ou estômago (por isso diz-se uma doença hemorrágica). Metade dos doentes que entram nesta fase considerada tóxica, morrem no período de 7 a 10 dias. Leia o artigo completo: Sintomas da febre amarela e reações à vacina

Como prevenir a febre amarela?

A vacinação é o meio mais importante para evitar a febre amarela. Nas zonas de alto risco, onde a cobertura vacinal é baixa, o reconhecimento e o controle rápido dos surtos, usando a vacinação em massa, é fundamental para evitar as epidemias. É importante vacinar a maioria (80 % ou mais) da população de risco, para evitar a transmissão numa região com um surto de febre amarela.

São usadas várias estratégias de vacinação para proteger as pessoas contra os surtos: vacinação infantil de rotina; campanhas de vacinação em massa destinadas a aumentar a cobertura nos países de risco; e vacinação das pessoas que viajam para zonas de febre amarela endêmica.

A vacina da febre amarela é segura e uma dose única confere proteção para toda a vida contra a doença, não sendo necessária uma dose de reforço. Quem tomou dose fracionada precisa de reforço após 10 anos.

Esta é a melhor forma de você ficar protegido e ajudar no controle do surto da doença no brasil. Que tal agora olhar sua carteira de vacinação e ver se você já esta imunizado?

Fonte: FIO (Fundação Oswaldo Cruz), Ministério da Saúde, livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel).