Os idosos são mais propensos ao câncer?

Os idosos são mais propensos ao câncer?

A idade tem relação com o aparecimento do câncer? Os órgãos de uma pessoa mais velha são mais propensos ao câncer?
Alguns tipos de câncer como, por exemplo, leucemias, tumores germinativos (nos testículos ou ovários), retinoblastoma (tumor ocular) e câncer ósseo (osteossarcoma) têm acometimento mais frequente em crianças e adolescentes até os 19 anos. O câncer infanto-juvenil representa cerca de 1% a 3% de todos os tumores malignos das outras faixas etárias. Estima-se mais de 11 mil casos de câncer infanto-juvenil, no Brasil, ao ano. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), o câncer nesta parcela da população é altamente curável se comparado à doença em adultos, mas o encaminhamento do paciente a unidades de referência tardiamente influencia de maneira negativa nos resultados finais (clique no link azul e leia mais sobre o câncer infanto-juvenil). Com o passar dos anos, outros tipos de câncer são mais comuns.

A partir dos 65 anos aumenta a predisposição ao surgimento de câncer. Tal fato se deve à maior exposição a fatores ambientais externos, carcinógenos químicos, físicos e virais. O sistema imunológico do idoso é mais sensível à s agressões do meio, respondendo a ele, muitas vezes, de forma precária e propiciando alterações genéticas que contribuem para o surgimento do câncer.

O crescimento do tumor no idoso costuma ser menos agressivo pelo fato de terem o metabolismo mais lento?
O idoso realmente tem um metabolismo mais lento o que propicia, consequentemente, que o tumor cresça de forma mais lenta. Porém a agressividade dos tumores não tem relação com a idade e nem com o metabolismo. Pessoas mais velhas também podem ter tumores agressivos. Vale esclarecer que independente do tumor ser agressivo ou não, o idoso apresenta outros problemas de saúde característicos da idade que pode dificultar ou influenciar no tratamento (clique no link azul e leia mais sobre o a velocidade do crescimento de um tumor ).

Estudos revelaram que o câncer representa a segunda causa de óbito em indivíduos com mais de 65 anos de idade. O câncer atinge pelo menos nove milhões de pessoas e mata cerca de cinco milhões a cada ano. Ele representa a terceira causa principal de morte por doença no mundo, com mais de onze milhões de casos novos e sete milhões de óbitos por ano. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Clique nos links abaixo e leia matérias relacionadas. A informação é uma forma de prevenção.

Conteúdo do livro: Medicina - Mitos & Verdades (Carla Leonel) Capítulo de oncologia. Médico responsável Dr. Rene Gansl (Médico oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein).

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique no link azul abaixo e leia também matérias relacionadas:
Tipos de câncer e sintomas
O que é o câncer?
O que é metástase
O câncer é hereditário?
A influência da alimentação no câncer
Por que eu tenho câncer?
Diferença entre tumor maligno e benigno
Tumor benigno pode se tornar maligno?