Aborto: causas e sintomas

Aborto: causas e sintomas

Quais as causas do aborto?
Em cerca de 50% a 60% dos abortamentos espontâneos na espécie humana, os embriões têm anomalias cromossômicas. A natureza é sábia e automaticamente se encarrega de eliminá-los. Os 40% restantes podem ocorrer por diversas causas:

• Malformação da anatomia do útero: o embrião não consegue implantar ou receber alimento;

Colo do útero enfraquecido;

Pólipos uterinos (clique para ler mais);

Miomas - leia mais;

• Problemas hormonais: doenças na tireoide - leia sobre tireoide;

• Produção diminuída de progesterona;

• Causas imunológicas: o sistema imunológico da mulher produz uma resposta “agressora” e não “protetora” em relação ao embrião.

• Doenças autoimunes, aloimunes e síndrome antifosfolípide.

• Existem também, causas desconhecidas.

Quais os sintomas do aborto?

• O sangramento é o sintoma mais específico do aborto espontâneo, principalmente se for vermelho intenso e sua menstruação que sempre foi regular, sendo que desta vez “atrasou”.

Algumas gestantes podem ter sangramentos sem que signifique um aborto. O feto vai se formando e ocupa apenas uma um lado da parede do útero até aproximadamente o 4º mês de gestação, e a parte livre poderá ser a matriz de pequenos sangramentos.

Outra situação que provoca sangramento refere-se ao saco gestacional que pode apresentar pequenas áreas de deslocamento.

De qualquer maneira, diante de qualquer sangramento após a confirmação da gravidez, comunique ao seu médico obstetra para investigações mais detalhadas, principalmente se acompanhada por cólicas.

O corrimento vaginal rosa claro é considerado normal. A causa é o excesso de muco da vagina com vestígios de sangue: ocorre devido ao encontro do espermatozoide com o óvulo que caminham até o útero. Durante todo o primeiro trimestre da gravidez, pode haver um aumento da descamação vaginal que você pode interpretar como corrimento. Mas não é. Se não vier acompanhado de nenhum outro sintoma, é um evento puramente fisiológico.

• A existência de coágulos pode ser outro sinal, mas se você não tiver a certeza da gravidez, as causas podem ser diversas. Veja quais são elas clicando na palavra azul: Causas de coágulos na menstruação

Cólicas menstruais intensas, sendo que você nunca sentiu, pode ser causada pela contração do útero para expulsar o feto ou provocada por uma gravidez nas trompas (leia o artigo).

Cólicas com sangramento é o sintoma clássico de abortamento espontâneo e podem ocorrer até a 12ª semana de gestação. A dor pode refletir também nas costas (apesar que dor nas costas é normal em gravidez saudável).

A cólica, da mesma forma, pode ser considerada normal, e ocorre à medida que seu útero começa a se expandir.

Leia também: Por que eu sinto cólicas menstrual? Como tratar?

Quantos abortos são considerados "dentro da normalidade"?

Todo casal com mais de três abortamentos espontâneos precisa ser investigado. O problema pode ser tratado, dependendo da causa que o provocou.

No aborto, a mãe corre risco de vida?

No abortamento espontâneo, a mulher praticamente não corre risco de vida. É preciso ser um caso muito raro, em que há uma hemorragia muito intensa na qual o sangramento ultrapasse 500 cc, fato absolutamente excepcional. Leia: Choque hipovolêmico causado por grandes hemorragias

Durante o aborto espontâneo é importante saber se a eliminação foi completa ou incompleta podendo haver a necessidade de realizar acuretagem. (leia mais sobre outras técnicas para eliminar os vestígios do abortamento).

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler. Matérias relacionadas:

Como saber se o bebê está vivo na barriga?

Sintomas da gravidez

*Conteúdo do livro e site Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Capítulo de Obstetrícia. Médico responsável Prof. Dr. Thomaz Gollop

Leia mais artigos na categoria de OBSTETR͍CIA