Depilação: cuidados necessários

Depilação: cuidados necessários

Para quem não teve tempo de ser livrar definitivamente dos pelos indesejados para curtir a chegada da estação, a alternativa é a boa e tradicional depilação com cera. Apesar de ser um dos métodos mais antigos de retirada dos pelos, o uso da cera ainda esta rodeado de dúvidas, mitos e algumas importantes verdades. Para que a técnica seja a mais segura e não traga nenhuma complicação, é fundamental estar atento nas dicas dos especialistas.

A primeira delas é quanto a preparação necessária antes de iniciar a remoção dos pelos. Ao contrário do que muitas mulheres pensam, algumas providências são importante para o sucesso do procedimento. "Não é aconselhado depilar após um dia inteiro de exposição ao sol. O ideal é evitar o sol, tanto na fase pré-depilação como depois do procedimento. Para regiões em que a incidência solar é praticamente impossível de ser evitada, como o rosto, o protetor solar deve ser priorizado", alerta a depiladora técnica, Michele Keith de Oliveira Silva. Como o ato de puxar a cera quente já estimula a produção de melanina (pigmento responsável pela coloração da pele), realizar a depilação depois de se expor a luz solar pode aumentar a chance de manchas e escurecimentos da pele.

Também o trauma causado pelo processo depilatório aliado ao calor excessivo da cera pode provocar um possível processo inflamatório chamado de hipercromia pós-inflamatória. Esse é um dos grandes temores que rondam a técnica com cera e também uma verdade, caso os cuidados necessários não sejam tomados.

Uma dúvida bem comum está relacionada ao uso de produtos, como óleos e hidratantes. Segundo Michele, eles também devem ser evitados, pois podem comprometer a retirada dos pelos. Como o poro fica muito exposto depois da depilação, qualquer partícula pode ser responsável pelo entupimento do folículo, causando a famosa foliculite. A inflamação dos poros abre brecha para um mito famoso, de que a técnica pode causar espinhas. A verdade é que as bolinhas que surgem no local são justamente a foliculite, e não acne. Por isso a importância da pele ser muito bem higienizada antes da depilação e produtos como óleos e hidratantes devem ser evitados até 24 horas antes e após a depilação.

Um mito a ser esclarecido é que a depilação causa varizes e flacidez. "A depilação com cera quente não tem qualquer influencia no rompimento de vasos ou envelhecimento da pele. Pelo fato da aplicação da cera ser muito superficial, não é possível que o calor da cera estimule a vasodilatação ou gere qualquer lesão no colágeno", explica Michele. No caso das varizes, a causa pode estar tanto relacionada com a genética como com os hábitos de vida. Pessoas que ficam muito tempo em pé acabam comprometendo o funcionamento das válvulas responsáveis pelo retorno do sangue ao coração, gerando assim, acúmulo de sangue.

Pessoas com alergia devem evitar a depilação? "A origem da alergia pode estar nos corantes utilizados em muitas versões de ceras que dizem ser de algas ou ter componentes de frutas. Como esses produtos são aditivos químicos, podem estar ligados a reação alérgica. O ideal é optar por ceras sem misturas, que são aquelas com coloração que se assemelhe o máximo possível com a versão natural da abelha. Abolir a depilação por completo pode ser um equívoco", ressalta Michelle.

Para melhorar a durabilidade da depilação é importante manter a pele sempre hidratada, para evitar processos inflamatórios causados pela coceira. Depois de fazer a depilação, invista em cremes com efeito calmante, que ajudam a recuperar a hidratação e maciez da cútis e ainda reduzem a vermelhidão.

VERDADES SOBRE A DEPILAÇÃO COM CERA QUENTE

• Retirar os pelos com cera quente é menos dolorido que fazê-lo com a cera fria: o calor ajuda no processo de retirada do pelo, já que estimula a dilatação dos poros.

• O processo pode causar manchas ou escurecer a pele: se as orientações não forem bem executadas, a pele pode ficar manchada com a depilação. O ideal é evitar qualquer exposição solar pelo menos dois dias depois da depilação. Além de mais sensível, a pele perde parte de sua proteção natural durante a retida dos pelos. Em áreas do rosto, é fundamental abusar do protetor solar.

• A chance dos pelos encravarem é maior: como a depilação retira o pelo pela raiz,o pelo fica mais fino. Ao nascer, esse pelo pode não ter força suficiente para romper a barreira da pele, principalmente se ela estiver desidratada e áspera. Quando a depilação é feita com lâmina isso não acontece, já que os pelos não são arrancados e sim cortados, mantendo a espessura e a resistência. Diante disso, a chance de o crescimento ser interrompido pela pele, encravando, é menor.

• Depois de depilar as axilas, o desodorante deve ser evitado: a região deve ficar livre de desodorantes por 24 horas depois do procedimento. Caso contrário, pode haver irritação, ardência e vermelhidão da área. Sem contar que, em alguns casos, pode estimular, inclusive, o surgimento de manchas.

Navegue pelo nosso site e encontre artigos em dezenas de especialidades médicas. Clique no link azul e escolha por categoria em Notícias de Saúde