Emagrecimento

Emagrecimento

Veja algumas dicas do Prof. Dr. Alfredo Halpern, autor do capítulo de endocrinologia do livro Medicina, Mitos & Verdades (Carla Leonel) – Edição Ampliada e Atualizada.

• Fazer uma dieta "fracionada", isto é, com três refeições principais e pequenos lanches programados nos intervalos, emagrece mais que do que o mesmo número de calorias ingeridas em uma ou duas refeições. Dessa forma, ocorre a ativação repetida do processo de digestão e metabolização dos nutrientes, que também é responsável por algum gasto de energia.

• Reduzir o teor de gordura também é bom. Sabe-se que uma caloria de gordura engorda mais do que uma caloria de carboidrato.

• O horário no qual se queima menos calorias é durante o sono, devido à inatividade física e ao fato de os processos metabólicos do organismo funcionarem em ritmo mais lento, de maneira semelhante a uma hibernação. De modo que é importante que as refeições noturnas sejam mais leves e menos calóricas.

• O uso de laxativos não emagrece, pois não impede a absorção de alimentos. Pode levar ao aumento da perda de água corpórea e à desidratação. Leva também à perda de sais minerais importantes para o organismo, sendo que alguns laxantes, embora rotulados "naturais", podem até mesmo ocasionar pequenos sangramentos no intestino. A "perda de peso" que se obtém com laxativos é falsa, bastando tomar um ou dois copos de água para recuperá-lo. O mesmo pode-se dizer do uso de diuréticos para emagrecer.

• A água não ajuda no emagrecimento. Isto é um mito. O corpo está submetido a uma regulação extremamente sensível, e bebemos a água necessária para a manutenção de uma concentração equilibrada de sais minerais no sangue.

• A ingestão de cerca de 7.500 calorias além das necessárias para a manutenção do peso leva ao ganho de 1 kg na balança. Esse ganho ocorre durante as horas que se seguem à ingestão do excesso de calorias.

LEIA MAIS ARTIGOS NA CATEGORIA DE ENDOCRINOLOGIA: https://www.medicinamitoseverdades.com.br/artigos/Endocrinologia