Existe leite materno fraco? Qual o tempo da mamada?

Existe leite materno fraco? Qual o tempo da mamada?

Quando o bebê demora mais de uma hora mamando e, ainda assim, chora depois, o leite pode estar fraco?
O tempo de mamada varia entre os bebês e, ao longo do dia, também pode haver variação na mesma criança. Durante a permanência ao seio, muitas crianças dormem ou apresentam uma sucção não efetiva, como se estivessem usando chupetas. Portanto, o primeiro passo é conferir se tempo de mamada ao seio está sendo, realmente, efetivo.

De uma forma geral, o leite materno em sua composição nunca é fraco. O que pode ocorrer é uma produção insuficiente de leite pela mãe em quantidade, e não em qualidade. E esta produção insuficiente pode estar relacionada a diversos fatores. As principais causas são:

• Sucção insuficiente do bebê: o bebê pode ter dificuldade na pega. Além disso, a sucção é fundamental para estimular a produção de leite.

• Falta de repouso materno: tente descansar.

• Pouca ingestão de líquidos pela mãe: beba 3 litros de água por dia.

• Estresse emocional: estresse físico ou emocional diminui a produção de leite.

• Bebê em posição inadequada para mamar.

O monitoramento do peso e da quantidade de urina que o bebê elimina reflete, objetivamente, se a quantidade de leite ingerido está sendo suficiente ou não.

Quantas vezes o bebê precisa mamar por dia? Qual o tempo de cada mamada?

A Academia Americana de Pediatria orienta que os bebês sejam amamentados de 8 a 12 vezes ao dia, e que mame pelo menos de 10 a 15 minutos em cada mama. Vale esclarecer que a composição do leite é diferente no início e no fim da mamada. No início ele contém mais proteína e água. Este é o leite que sacia a sede do bebê.

Conforme o bebê vai sugando a mama, o leite naturalmente vai se modificando durante a mamada. O leite final é mais rico em gordura e tem mais calorias, muito importante para dar energia e o crescimento do seu filho. Mesmo que sua outra mama esteja cheia, deixe o bebê mamar por 15 minutos para se beneficiar de todas as substâncias do leite materno. Caso seu filho mame apenas em um seio e adormeça, na próxima mamada, aí sim, comece pela outra mama. Bebês mais gordinhos amamentados só no seio, são aqueles que mamam por mais tempo. Informe-se mais sobre a composição do leite materno clicando no link azul.

Se meu bebê chora depois de mamar, ele ainda está com fome?

O choro é o padrão de comportamento que mais chama atenção dos pais, pois causa irritabilidade e desconforto em toda família. No entanto, pode ocorrer em diversas outras situações além de fome e é importante considerar outras necessidades como frio, dor, colo (manha) etc. Leia o artigo: Por que meu filho chora tanto?

O importante é não desistir da amamentação. Peça orientação ao seu pediatra para evitar o desmame precoce. Conheça as diferenças entre o leite materno e os leites de fórmulas clicando no link.

Navegue por nossa categoria de Pediatria e encontre mais assuntos do seu interesse.

Conteúdo exclusivo. Médico responsável, Dr. Cláudio Schvartsman: vice-presidente de ensino e pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein; Chefe do Pronto Socorro do Instituto da Criança do HCFMUSP e autor do capítulo de pediatria do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel).