Dor para amamentar, o que fazer?

Dor para amamentar, o que fazer?

A amamentação deve ser um ato prazeroso para a mãe e o bebê, mas nem sempre isso é possível. Problemas com a mama podem gerar um enorme desconforto causando dor, e pior, levar ao abandono do aleitamento. Conheça as principais causas que dificulta a amamentação, e siga nossas orientações para que seu bebê possa se beneficiar da nutrição e proteção oferecida pelo leite materno.

Após o nascimento, seus seios precisam se acostumar para desempenhar novas funções. É absolutamente normal e previsível sentir uma dor discreta, até porque o recém-nascido, apesar do instinto natural, também está na fase do ensaio para obter a prática de sugar. Com algumas dicas você irá conseguir preservar seus mamilos e evitar que a sucção se torne dolorosa.

Limpeza das mamas

Não é necessário lavar os seios a cada mamada. A higiene deve ser feita apenas durante o banho e com sabonete líquido neutro, ou a base de glicerina. O sabão normal remove a lubrificação natural do mamilo e aréola, uma das causas de fissuras e rachaduras. Da mesma forma, o uso de pomadas podem deixar suas mamas muito oleosas, o que dificulta a pega adequada do bebê.

Para a amamentação, a higiene das mamas deve ser feita com seu próprio leite. O leite materno tem propriedades hidratantes e a massagem com uma gota antes e depois da mamada já será suficiente para lubrificação e limpeza da aréola e bico do seio. Não esqueça apenas, de antes, lavar as suas mãos.

Sucção em má posição é a causa mais frequente de dor nos mamilos

Você vai precisar aprender a dar de mamar ao seu filho e ensiná-lo a se alimentar. O comportamento dos recém-nascidos é muito variável. Alguns têm um grande entusiasmo na sucção, e são seus mamilos que acabam sofrendo. Outros são mais preguiçosos e o prejuízo pode sobrar pra eles. É fundamental que seu bebê abocanhe grande parte da aréola. Quando ele pega apenas o mamilo, não consegue sugar o leite, pois os orifícios de saída ficam fechados. Para o leite sair pela abertura do mamilo é necessária a sucção rítmica das aréolas. Da mesma forma, pegar apenas parte da aréola pode machucar sua mama.

Existem situações em que o bebê pode ter dificuldades em manter a pega correta por não estar bem posicionado no colo. Acomode-o na posição lateral, de maneira que a cabeça fique bem apoiada nos seus braços, e que seja do mesmo lado da mama a ser oferecida. Deixe uma das mãozinhas livre para que ele se sinta mais confortável. Preste atenção para que o seio não esteja bloqueando as narinas do seu filho. Você também deve estar numa posição aconchegante.

Outro fator que prejudica a sucção e pode causar dor ou rachaduras, são mamas duras e inchadas pelo excesso de leite. Retire um pouco do leite para que seu filho consiga uma pega adequada. Quando a aréola está muito dura, o bebê não consegue esticar a mama para formar o bico. A ordenha pode ser feita de forma manual. Caso o excesso de leite seja frequente, utilize a bombinha de extração de leite.

Se precisar interromper momentaneamente a mamada, tome cuidado ao retirar seu filho do seio. Para proteger o mamilo, coloque seu dedo no canto da boca do bebê para que ele solte a mama sem te machucar.

O uso de chupetas ou oferecer o leite com auxílio de mamadeiras também pode interferir na pega da mama. Além de modificar o tipo de sucção que seu filho estava habituado, ele vai optar sempre pelo mais fácil e as chances de recusar o seio serão grandes. Caso continuem aceitando o seio, os bebês mais afoitos podem sugar com mais força e provocar ferimentos na mama.

É fundamental você seguir todas as orientações e tratar os mamilos antes que eles sejam lesados. O melhor remédio é muito simples e não tem custo: o seu próprio leite. Ele serve para higienizar o seio e ajuda na prevenção e tratamento de lesões leves.

Em casos mais graves, que cause forte dor forte a ponto de impossibilitar a continuação do aleitamento, procure o médico para o tratamento adequado.

Os riscos das fissuras e rachaduras

Fissuras e rachaduras não tratadas é a porta de entrada para bactérias. Os sintomas são a mama dura, vermelha, latejando, além de poder causar mal-estar e febre. Nesta situação consulte rapidamente seu médico: esses sinais sugerem uma infecção que leva o nome de mastite. Se o abcesso for diagnosticado e tratado precocemente, em poucos dias você poderá continuar a amamentação. Caso contrário, o aleitamento ficará limitado à mama não afetada.

Sinto um caroço duro e dói bastante

Algumas vezes, um dos pequenos canais que transportam o leite das glândulas mamárias para os mamilos, fica bloqueado. Desta forma o leite se acumula na área interrompida, não escoa e forma um caroço. Tente dissolvê-lo com massagens suaves e água quente, fazendo este procedimento várias vezes ao dia. Isso pode ajudar desobstruir o canal. Caso contrário, procure ajuda médica.

Coloque em prática nossas dicas e não desista. O aleitamento materno além de todos os benefícios para saúde do bebê promove uma significativa interação emocional. Em seis meses de amamentação, com um tempo médio de 30 a 40 minutos por mamada, entre 7 e 8 vezes por dia, somariam aproximadamente 50 mil minutos de afetividade, amor e contato físico, permitindo bem-estar psíquico e desenvolvimento adequado para toda a vida.