Dicas para ter unhas saudáveis: do uso do alicate a forma correta de lixar e cortar

Dicas para ter unhas saudáveis: do uso do alicate a forma correta de lixar e cortar

Da mesma forma que os looks mudam a cada estação, as unhas acompanham as tendências da moda. Em 2017 o formato que prevaleceu foi o Stiletto afiado. Para 2018, a tendência são os cortes quadrados, cores vibrantes, e o azul se destacando como o tom do momento.

Os tons pastéis continuam valendo. Garante sofisticação e leveza além de combinar com qualquer roupa e ocasião. Clássico e diversificado, pode ser encontrado em várias nuances, que vão desde o tom da pele, até o rosado e o marrom bem clarinho.

Entre as cores vibrantes, o laranja e o verde chegam com tudo nesta estação. O rosa que estava em baixa em 2017, vai brilhar em 2018. Do claro ao pink, não importa: aposte sem medo de errar! O preto continua sendo o coringa para quem não abre mão desta cor. O vermelho, apesar de um clássico, desta vez, foi deixado de escanteio.

A textura do momento é brilhante: esmaltes metalizados e com glitter estão em alta. Para as mais ousadas, vale pintar uma unha de cor diferente das demais. Use e abuse também do estilo nail art (decoradas), destacando os desenhos geométricos.

Como cuidar das unhas

Nossas mãos são massacradas todos os dias. Do uso do detergente para lavar as louças até o toque constante no computador e smartphones, fica difícil conservá-las intactas e bonitas. Tente cuidar de suas unhas todas as semanas, terminando com a aplicação do esmalte ou simplesmente com uma base fortificante. Isso ajudará mantê-las fortes.

Se suas unhas são fracas, vale a pena substituir o esmalte por massagens com óleos e hidratantes, diariamente, pelo menos por uma semana ao mês. As unhas também precisam respirar e serem hidratadas. Caso não consiga se imaginar com elas ao natural, aposte na linha de produtos formulados com D-pantenol: além dos esmaltes, você pode encontrar base, fortificantes, brilhos e até removedores.

Esteja sempre atenta aos produtos usados pelas manicures. Muitos deles causam ressecamento e enfraquecimento das unhas. Por isso a importância da hidratação diária, mesmo que estejam esmaltadas. Aqui uma pequena explicação sobre a anatomia da unha para esclarecer a real importância da hidratação e o quanto é significativo saber a forma correta de lixá-las.

A parte mais importante das unhas é aquela que não se vê: a matriz. Algumas vezes, a parte superior da matriz é visível (a meia-lua), mas a maior parte dela está localizada sob a cutícula. É aí que se formam novas células que são empurradas para cima formando a lâmina (parte dura e visível da unha, a unha em si). Esta lâmina é composta por várias camadas de queratina que se unem pela umidade e gordura existente entre elas.

Veja nossas dicas para ter unhas lindas e saudáveis:

A lixa: não deixa jamais a manicure lixar a unha por cima, pois remove parte da queratina, tornando-as mais fracas e finas.

Como lixar as unhas: use o lado mais fino e segure-a num ângulo de 45° em relação à unha. Lixe dos cantos para o centro, apenas num sentido, para evitar que as camadas das lâminas se separem. Após deixar no formato desejado, lixe a pontinha da unha para alisá-la, segurando a lixa verticalmente e trabalhando apenas em uma direção. Isso ajudará a fechar as camadas de lâminas e evitar que a unha lasque.

Cortadores de unhas: para diminuir o tamanho das unhas, prefira o alicate próprio para esta finalidade. Isso evitará que a lixa deslize de forma errada pelo excesso de movimento repetitivo, causando os danos mencionados acima. Não esqueça de verificar se o alicate está afiado. Depois de cortá-las, lixe apenas para modelar.

O corte: se você optar pelo corte quadrado que é a tendência do momento, tente dar uma suave arredondada nos cantos. O formato quadrado deixa as laterais muito vulneráveis e com risco de lascar.

Espátula e alicate para cutícula: a cutícula serve como barreira de proteção contra fungos e bactérias. Portanto, não deve ser totalmente removida com o alicate de cutícula. A melhor solução é usar o hidratante para amolecê-las e depois empurrar com a espátula. Caso prefira um produto específico, já existe no mercado nacional, cremes próprios para amolecer cutículas. Depois, com o uso do alicate, retire cuidadosamente apenas o excesso. Previna-se contra micoses. A unha demora de três a cinco meses para crescer da matriz até a ponta. Ou seja, melhor se precaver do que passar quase metade do ano tratando a unha, não é? Normalmente, as micoses nas unhas são originadas pela entrada de fungos por meio de pequenas lesões ou pela remoção total da cutícula. Ambientes quentes e úmidos favorecem a propagação. Por isso, é mais frequente nas unhas dos pés. Não compartilhe lixas e materiais de cutelaria. Os fungos são contagiosos em meios propícios.

A base: além de servir para uma esmaltação mais uniforme, também evita que o esmalte entre em contato direto com a unha protegendo-a dos componentes químicos usados em sua composição.

Esmaltes hipoalergênicos: formulados especialmente para quem tem alergia a esmaltes. Diferente do que você possa imaginar, os sintomas de alergia não exteriorizam nas mãos. Normalmente surge no rosto, principalmente, nas pálpebras. Se manifesta por meio de coceira, inchaço e vermelhidão. As substâncias capazes de causar alergia podem ser identificadas no rótulo dos esmaltes pelo nome Tolueno, DPB e formaldeído. Já os esmaltes hipoalergênicos são livres dessas substâncias. A única desvantagem é que demoram mais para secar, tem menos variedade de cores e a durabilidade é menor. Mas isso é o de menos! Agradeça, por pelo menos, poder esmaltar as unhas.

Fortalecedores devem ser aplicados ANTES da base para que absorva os nutrientes.

Top coat: além de dar mais brilho ao esmalte, evita a formação de bolinhas e manchas. Também ajuda na secagem. Este é o coringa perfeito para manter seu esmalte por mais tempo: aplique você mesma uma nova camada quando perceber que a cor já está desbotando!

Spray ou óleo secante: para secagem rápida o spray é mais eficiente. O óleo é apenas uma proteção para impedir que sujeiras se fixem ao esmalte.

Acetona pode enfraquecer as unhas e deixar manchas esbranquiçadas no decorrer do tempo. Prefira os removedores de esmaltes. Atualmente é possível encontrar na versão lenço umedecido, que além de mais prático, não resseca a unha.

E jamais esqueça que todos os materiais devem ser descartáveis ou esterilizados.

Leia mais artigos na categoria Beleza e Bem-Estar