O formato do nariz e desvio de septo

O formato do nariz e desvio de septo

O formato do nariz tem relação com alterações ou deformidades em seu interior como, por exemplo, desvio do septo?
Não devemos confundir formas estéticas diferentes, com desvios do desenvolvimento do nariz. A parte externa do nariz, chamada de pirâmide nasal, tem a sua forma final (nariz arrebitado, nariz aquilino etc.) vinculada ao desenvolvimento dos ossos que compõem o terço médio da face e, usualmente, é expressão do padrão genético de cada pessoa.

É possível, em alguns casos, que alterações do desenvolvimento dos ossos dessa região proporcionem desvios externos associados à anormalidades no interior das cavidades nasais, como o desvio do septo. Essas alterações de desenvolvimento podem ocorrer, exclusivamente, devido ao padrão hereditário, ou podem ser adquiridas, por exemplo, após traumas ou processos inflamatórios ou infecciosos crônicos da região. O mais importante é saber se há função normal, independente do formato do nariz. É possível, e comum, que pessoas portadoras de desvio do septo tenham respiração absolutamente normal, bastando para isso que a dimensão da cavidade do nariz não sofra uma redução muito grande.

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel ). Perguntas e Respostas em 22 especialidades médicas. Capítulo de Otorrinolaringologia. Médico responsável Prof. Dr. Oswaldo L. Mendonça Cruz (MD Affiliate Professor. Division of Otology&Neurotology. Departamento de Otorrinolaringologia Universidade Federal de São Paulo – Brasil).

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique nos links abaixo e leia também:
Causas e sintomas do desvio de septo
Fatores que influenciam no sucesso da cirurgia de desvio de septo
Cirurgia plástica