Desodorante masculino é diferente do feminino?
O desodorante masculino é diferente do feminino? Os homens precisam de desodorantes mais fortes? O que faço para ficar livre das manchas na roupa causadas pelo suor? Transpiro muito, minha camisa molha inteira, não sei mais o que fazer!
Entre dilemas e dúvidas, a escolha do desodorante correto é a melhor solução em qualquer um dos casos.
E para início de conversa, é bom você saber, que os homens tendem SIM, a transpirar mais que as mulheres. A explicação é simples. Além de todas as glândulas sudoríparas espalhadas pelo corpo, cada pelo possui sua própria glândula. Resultado: quanto maior a quantidade de pelos, mais suor é produzido.
Como escolher o melhor desodorante?
Para homens que tem excesso de pelos nas axilas, o produto mais indicado são os antitranspirantes, que tem a função de bloquear o ducto das glândulas sudoríparas, diminuindo a produção de suor.
A versão spray ou aerossol, além de produzir uma sensação refrescante, torna a aplicação mais prática. Porém, é importante que as axilas estejam sempre limpas e secas, pois a umidade dilui os componentes do antitranspirantes, diminuindo sua eficácia.
Após borrifar nas axilas, esfregue o produto com a ajuda das mãos para garantir a penetração.
A versão roll-on ou stick, apesar da aplicação não ser tão favorável em função dos pelos, possui fórmula mais eficiente e com duração superior ao spray.
Às vezes, o excesso de transpiração é resultado apenas da atividade física ou do clima quente e abafado.
Os atletas, por exemplo, já podem se beneficiar de um desodorante especificamente formulado com proteção extra para o corpo em movimento. Ao contrário de outros desodorantes e antitranspirantes que podem evaporar ao longo do dia, nesta versão, são acrescidas microcápsulas em sua fórmula que se rompem de acordo com seus movimentos.
É uma ótima alternativa também para trabalhadores com atividades físicas que exigem esforço físico ou para quem sofre de excesso de suor e quer apreciar uma noite dançando livre, leve e solto!
Como fico livre do "cecê"? O suor sempre tem cheiro ruim?
Normalmente, quem sofre do excesso do suor, tem mais chances de desenvolver o mau odor. Não porque o suor tenha cheiro. O suor é inodoro, sem cheiro, já que é composto basicamente por água, eletrólitos e proteínas. O que provoca o cheiro ruim são as bactérias presentes na pele que usam o suor e restos celulares como alimento.
Apesar do “cecê” ser mais frequente em quem sofre de excesso de suor (a umidade torna-se um ambiente propício para a proliferação das bactérias), o mau cheiro também acomete pessoas que pouco transpiram. Isso porque o PH da pele é outro fator que exerce influência, e como o homem tende a ter a pele com PH mais alto, isso o torna mais vulnerável para exalar odores mais fortes.
Qual a diferença entre os desodorantes e antitranspirantes?
Diferente dos antitranspirantes que tem a função de bloquear o ducto das glândulas sudoríparas evitando o excesso de transpiração, os desodorantes possuem substâncias antissépticas que matam as bactérias e impedem o mau cheiro.Em outras palavras: o desodorante não desempenha o papel dos antitranspirantes. Já alguns antitranspirantes possuem agentes antibacterianos em suas fórmulas e, portanto, atua também como desodorante.
E antiperspirante, serve para que? Tem a mesma função dos antitranspirantes. As duas palavras são sinônimas, apenas isso.
Se o seu problema for unicamente o mau cheiro, use o desodorante, que tem menos chances de causar irritação por não obstruir os poros. Observe no rótulo o tempo de ação e, em casos rebeldes, reaplique uma hora antes para evitar o “desodorante vencido”.
Atenção especial em ambientes quentes, uso de roupas abafadas ou sintéticas, excesso de movimentos, estresse e má higiene que podem reduzir e interferir no tempo de ação do desodorante.
Meu desodorante não faz mais efeito. E agora?
Alguns fatores influenciam e intensificam o mau cheiro: abuso de álcool, alimentos picantes como pimenta, alho e cebola, por exemplo, ou produtos lácteos (queijos, principalmente). Tente evitar e verifique se é este seu caso. Pessoas com diabetes ou que estejam fazendo uso de antibióticos, também podem sofrer alterações no odor do corpo.
Outra hipótese é seu corpo ter se adaptado a fórmula do desodorante e criado resistência contra a atividade das bactérias. Nesta situação, experimente mudar a marca. Observe apenas se os ingredientes usados na formulação não são os mesmos do seu antigo desodorante. Caso contrário, você estará somente “trocando seis por meia dúzia”. Leia o artigo completo: Por que meu desodorante não faz mais efeito?
O que causa manchas amarelas na roupa?
As causas podem ser variadas. Desde suor seco na roupa que não é lavada no mesmo dia, até reação dos sais de alumínio presentes na formulação dos antitranspirantes. Se este for o problema, evite antitranspirante com alumínio na composição. Tente marcas que oferecem proteção adicional ao suor excessivo e que sejam livres desta fórmula.
Já para as manchas brancas, a solução é mais simples. Espere o desodorante secar nas axilas antes de vestir a roupa. De qualquer forma, também existe no mercado desodorantes com fórmulas especiais para evitar ambas as manchas.
Ah... faltou responder a primeira pergunta. Os desodorantes femininos são diferentes dos masculinos?
Não. A única diferença está na embalagem e a fragrância. Mulheres podem soar tanto quanto os homens, já que o suor tem causas multifatoriais.
Escolha o desodorante mais apropriado para o seu caso. Nada melhor do que se sentir livre e confortável o dia todo! E, lógico, à noite também!
Leia artigos relacionados:
1. Causas e tratamento para o suor excessivo
2. Como evitar o mau cheiro no corpo: desodorante íntimo, pés e corpo
Artigos em categorias que podem te interessar:
1. Beleza e bem-estar
2. Esporte e saúde do atleta
Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo e/ou imagem sem citar a fonte com o link ativo. Direitos autorais protegidos pela lei.