Problemas no desenvolvimento do bebê: 3 testes simples para você fazer

Problemas no desenvolvimento do bebê: 3 testes simples para você fazer

Como saber se um recém-nascido tem um desenvolvimento normal? Que tipos de sintomas ele pode apresentar?
O desenvolvimento do recém-nascido pode ser avaliado facilmente a partir de exame físico de sua postura, movimentação e atitude. Nas primeiras semanas de vida, o bebê dorme a maior parte do dia, com despertares curtos para o momento da mamada e durante a troca de fraldas. Mantêm os braços e pernas flexionados a maior parte do tempo, mexem a cabeça, mas ainda não conseguem segurá-la quando colocados em pé. Isso faz parte do desenvolvimento normal nesse período, como os reflexos da sucção.

Teste de sucção: para testá-los é só estimular a região perto dos lábios e ver se o bebê segue para tentar encontrar o dedo. Esse reflexo acaba sendo testado diariamente, quando a mãe amamenta seu filho que, ao sentir o mamilo perto da boca, procura-o ativamente e, quando encontra, realiza movimentos de sucção para mamar.

Reflexo na palma da mão: outro reflexo fácil da avaliar é a pressão palmar e plantar. Encoste seu dedo na mão na palma do bebê e ele rapidamente fechará a mão, apertando-o.

Peso: o recém nascido perde 10% do seu peso nos primeiros dias de vida, mas deve recuperar o peso do nascimento ao redor do 10º dia de vida. A partir daí, a criança deve ganhar, nas primeiras semanas de vida, uma média de 25 g/dia, sendo que, em alguns dias, ela ganhará mais e, em outros, menos.

Na ausência de algum desses pontos citados, o recém-nascido deve ser avaliado pelo pediatra que fará uma avaliação detalhada da criança para detectar eventuais alterações do desenvolvimento.

Vale lembrar que ao nascer os bebês são testados na maternidade pelo índice de Apgar no primeiro e quinto minuto de vida. O teste avalia a frequência cardíaca, esforço respiratório, tono muscular, irritabilidade reflexa e cor. Notas abaixo de 7 são consideradas graves.

Frequência cardíaca

• Ausente (Nota: 0)
• Abaixo de 100 (Nota 5)
• Superior a 100 (Nota 10)

Pode se alterar dependendo da atividade e estado do RN. A variação normal em RN saudáveis é de 110-160 batimentos/minuto; no pré-termo, geralmente a frequência é mais próxima dos 160 batimentos por minuto.

Respiração

• Ausente (Nota: 0)
• Fraca, irregular (Nota: 5)
• Forte, choro (Nota: 10)

Pode-se avaliar por ausculta ou observação direta os movimentos respiratórios durante no mínimo 1 minuto. A frequência normal no RN a termo varia de 30 a 60 inspirações por minuto.

Tono muscular

• Flácido: nota 0
• Alguma flexão: nota 5
• Movimentos ativos: nota 10

Irritabilidade reflexa

• Sem resposta (nota: 0)
• Caretas (nota 5)
• Choro forte (nota 10)

Cor da pele

• Pálida ou cianótica (nota 0)
• Rósea com cianose de extremidades (nota 5)
• Completamente rósea (nota 10)

O exame físico mais abrangente com o objetivo de se avaliar o bem estar e a normalidade física da criança deve ser realizado com 12-24 horas de vida, portanto, após o término do período de transição.Nesse período, ocorre uma série de alterações para a recuperação dos estresses causados pelo trabalho de parto, pelo nascimento e pela adaptação às exigências do meio extrauterino.

Essa transição requer ajustes do RN para tolerar a mudança de um meio líquido relativamente estável (no útero, que proporciona nutrição e "respiração adequada") para ambiente no qual ele deve ser muito mais independente fisiologicamente (após o parto).

Os neonatos a termo completam esse período em poucas horas. Já para os RN pré-termo, esse período pode ser mais longo e alguns podem necessitar de assistência especializada.

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Capítulo de pediatria. Medico responsável Dr. Cláudio Schvartsman: Vice-Presidente de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein; Chefe do Pronto-Socorro do Instituto da Criança do HCFMUSP