Cirurgia robótica para remoção da próstata: riscos e benefícios

Cirurgia robótica para remoção da próstata: riscos e benefícios

O grande problema da retirada da próstata sempre forma as complicações decorrentes do ato cirúrgico que poderiam causar sequelas de incontinência urinária e disfunção erétil. Muitas novidades foram incorporadas, tanto em termos de técnicas cirúrgicas, quanto de materiais e tecnologia. Desde 2008 foi incorporada no Brasil a utilização de um robô para cirurgias de próstata e, hoje, grande parte das cirurgias de próstata, rim e bexiga são realizadas com o auxílio do Robô Da Vinci. Entretanto, no início desta nova técnica as experiências ainda não se mostravam favoráveis.

Entre os anos de 2003 e 2007 quando o método já era usado nos EUA, um estudo publicado no Jornal da Associação Médica Americana questionou a eficácia da técnica robótica em cirurgias da próstata. Foram avaliadas 6.899 cirurgias robótica contra 1.938 convencionais.

Dos homens que fizeram cirurgia minimamente invasiva para a retirada da próstata (por laparoscopia ou por robôs) 16% relatou complicações pós-cirúrgica de incontinência urinária, e 27% de disfunção erétil.

Já os que se submeteram a cirurgia convencional a taxa de complicações mostrou-se diminuída: apenas 12% dos pacientes apresentaram problemas de incontinência urinária e 19% de disfunção erétil.Leia: Problemas de ereção, o que fazer?

Dois outros estudos apontavam desvantagem e riscos da prostatectomia robótica: a reincidência do câncer de próstata seria três vezes maior em relação à operação aberta e o índice de descontentamento do paciente, quatro vezes maior. Nesta ocasião o renomado urologista Miguel Srougi justificava a problemática dos métodos cirúrgicos: “O que tem mais valor é a experiência, não a técnica. Os problemas podem ser causados tanto por falta de experiência do cirurgião -que pode lesionar vasos, nervos e músculos durante a cirurgia- quanto por características do paciente (idade avançada, anatomia e gravidade da doença, por exemplo).

Ao longo dos anos, o sistema robótico da Vinci foi sendo adaptado e, nos dias atuais, ajuda os cirurgiões a realizar cirurgias minimamente invasivas com grande precisão e refinamento técnico. Os últimos modelos foram construídos com visão 3D, com qualidade HD e instrumentais cada vez mais modernos e eficientes.

Atualmente, é o tipo mais comum de cirurgia para o tratamento do câncer de próstata nos Estados Unidos e mais de 90% de todas as Prostatectomias Radicais, são realizadas através deste método.

A Prostatectomia Radical Robótica oferece um enorme benefício, pois remove a glândula através de pequenos cortes com o auxílio de imagem tridimensional e de alta definição. Com este tipo de procedimento, o cirurgião tem uma melhor visualização de toda a anatomia da próstata, facilitando a preservação dos nervos da ereção com o ganho dos benefícios da Cirurgia Minimamente Invasiva, explica o urologista Dr. Mauricio Rubinstein.

Conheça as vantagens da cirurgia com o Robô Da Vinci:

• Visualização da imagem em alta definição (1080p) com ampliação de 10x e visualização em 3D,

• Melhor detalhamento dos planos dos tecidos,

• O robô elimina e corrige o tremor natural das mãos do cirurgião, proporciona maior amplitude de movimentos e melhor ergonomia durante a cirurgia, reduzindo a fadiga do médico. Com isso, o cirurgião pode visualizar em detalhes os locais que não alcançaria durante um procedimento tradicional ou mesmo laparoscópico.

• Uso de pequenas incisões,

• Retorno mais rápido às atividades diárias,

• Menor tempo de hospitalização,

• Menor risco de infecção,

• Menor perda de sangue e menor taxa de transfusão,

• Redução da dor (a maioria dos pacientes não necessita de medicamento para controle da dor após a alta).

O médico Dr. Marco Arap, da divisão de urologia do Sírio-Libanês e do Hospital das Clínicas de São Paulo, também aprova o método: a cirurgia robótica tanto do ponto de vista de incontinência quanto de impotência já mostram resultados bem superiores aos da cirurgia tradicional.

Independente do método cirúrgico eleito pelo médico, com a extração da próstata não ocorrerá mais a formação de esperma e o homem terá um orgasmo seco (Leia o artigo: próstata e o esperma)
É importante se tranquilizar que essa modificação não altera a libido nem o prazer e também não interfere na ereção peniana. Clique no link e leia o artigo complementar: Causas e explicações das complicações após a cirurgia de próstata

O seu médico saberá avaliar seu caso e saberá escolher o melhor método cirúrgico para o seu caso.

Leia matérias relacionadas a próstata, métodos de tratamento e sequelas da cirurgia.

Sintomas do câncer de próstata

Tratamentos para o câncer de próstata

Hiperplasia benigna da próstata

Incontinência urinária

Disfunção erétil