Cirurgia bariátrica, riscos e indicações

Cirurgia bariátrica, riscos e indicações

Quais os prós e contras das cirurgias bariátricas e quais são elas?
No mundo, existem mais de 1 milhão de adultos com sobrepeso e mais de 300 mil, com obesidade. Excesso de peso é estimado pelo índice de massa corpórea (IMC): divida seu peso pela altura ao quadrado (utilizar as unidades kg, para o peso, e metro, para a altura).
• Obesos mórbidos têm IMC acima de 40;
• Superobesos, acima de 50;
• Obesos moderados, entre 30 e 39,9 kg/m2.

Veja o exemplo abaixo:
58 quilos ÷ (1,64 x 1,64) =
58 ÷ 2,6896 = IMC 21,56 ï€
Resultado: Peso normal.
Leia também: quando uma pessoa é considerada obesa

A cirurgia bariátrica também é indicada para obesos moderados com doença cardiopulmonar e/ou diabetes - clique no link azul para ler Obesidade e Diabetes. Classes socioeconômicas menos favorecidas são as mais comprometidas. A obesidade é associada a hábitos alimentares, distúrbios hormonais, metabólicos ou neurológicos, mas, em 70% dos pacientes, fatores genéticos são determinantes no desenvolvimento da doença. Entre os psicológicos, a principal causa é a depressão e a perda de autoestima, que ocorre em 90% dos obesos mórbidos e em 25% dos pacientes com peso normal.

Cirurgia para obesidade, também referida como cirurgia para redução gástrica ou cirurgia bariátrica, objetiva a manutenção da vida. Não há tratamento clínico eficaz para portadores de obesidade em grau maior que a moderada. Mudar hábitos alimentares e fazer exercícios físicos não é suficiente na perda e manutenção de peso normal para aquele grupo de obesos. A obesidade é uma doença é crônica e fatal.

O risco de morte pela cirurgia varia de 0,3 a 1,5%, inferior ao risco decorrente de complicações da obesidade. Compare: a taxa de mortalidade entre os obesos é 12 vezes maior em adultos com idade entre 25 e 40 anos, quando comparada com a de indivíduos de peso normal. Ou seja, os riscos da cirurgia são pequenos comparados com os riscos causados pela obesidade. O obeso não dorme adequadamente por dificuldade respiratória, deixa de sair do domicílio e de caminhar, fica deprimido e morre. A obesidade afeta o organismo como um todo e seu tratamento requer atenção multidisciplinar: fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, assistente social e várias especialidades médicas.

Desde os anos 90, as cirurgias para a obesidade são realizadas por videolaparoscopia, através de pequenos orifícios no abdome que representa vantagens estética (cicatrizes menores) , menor índice de complicações (hérnia, infecção, tromboembolismo e insuficiência respiratória) e um retorno mais rápido à s atividades - veja a foto. Três são as estratégias cirúrgicas: restritiva, disabsortiva e mista (em que as anteriores são associadas):

Técnica restritiva limita o volume de alimento ingerido. O paciente emagrece comendo menos sólidos e pastosos. Mas, se o paciente não colaborar, diminuindo a ingestão ou ingerindo líquidos calóricos (por exemplo: consumir leite condensado através de canudo), a capacidade gástrica volta a de antes da operação e não ocorrerá a esperada perda de peso. Os procedimentos são mais simples, de menor risco, de mais fácil adaptação e recuperação, mas a perda de peso é menor em 20 a 30% do que com as outras estratégias.

Técnicas disabsortivas possibilitam ingestão alimentar, mas reduzem a absorção dos nutrientes, levando ao emagrecimento, que pode atingir 40% do peso original. Estas operações são conhecidas como "desvios do intestino”: encurtam o trajeto do bolo alimentar, promovem um curto circuito e reduzem a absorção intestinal, mas podem desencadear distúrbios nutricionais.

A cirurgia com influência na absorção pode comprometer também o equilíbrio de água. O hidrato de carbono pode causar diarreia em função das alterações absortivas e os vômitos são comuns em pacientes que não mastigam suficientemente, ou ingerem quantidade maior daquela que o “novo” estômago suporta.

Após a cirurgia, o paciente deverá manter adequada hidratação e fazer seis refeições por dia, em pequenos volumes (90 a 120 g por refeição), atingindo o valor calórico com líquidos nutritivos. As deficiências nutricionais ocorrem nos primeiros 2 anos pós-cirurgia, período de maior perda de peso. A suplementação de vitaminas (A, B, C e D), ferro, cálcio, magnésio e zinco é fundamental e deverá ser monitorada rotineiramente. Polivitamínico pode ser necessário por toda a vida.

A operação elimina ou reduz a gravidade das doenças associadas (diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia, esteatohepatite, doença cardiovascular e respiratória) e melhora sobremaneira a qualidade de vida. Nos próximos artigos iremos explicar todas as técnicas de cirurgia bariátrica - clique no link azul e saiba mais sobre a técnica restritiva e disabsortiva e técnica mista.

Este conteúdo é exclusivo do livro Medicina Mitos e Verdades (CarlaLeonel) – Editora CIP. Médico responsável pelo capítulo de gastroenterologia Prof. Dr. Luiz Chether.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler. Veja também matérias relacionadas:
Lipoaspiração: indicação e riscos
Excesso de gordura e pele: lipoaspiração ou abdominoplastia
Doenças e medicamentos que levam a obesidade
Estresse e obesidade