17 dicas para o bronzeado durar mais tempo e evitar manchas na pele

17 dicas para o bronzeado durar mais tempo e evitar manchas na pele

Como manter o bronzeado por mais tempo? Você toma sol e sua pele mancha? Confira nossas dicas para evitar as armadilhas do sol e conquistar uma linda cor dourada.

1. Tome sol aos poucos e sempre utilizando-se dos protetores e bloqueadores solar.

A pessoa que se expõem frequentemente ao sol tem a sua produção de melanina estimulada. Quanto maior a quantidade de melanina que a pele passa a produzir, maior o bronzeamento. Nas pessoas de pele morena, essa produção é muito mais intensa. Uma produção acumulada da melanina, além de produzir um bronzeado muito mais intenso, filtra os raios ultravioleta do sol. A pele se torna curtida e não fica vermelha. Nesse estágio o sol não provoca queimaduras. Tomar sol aos poucos significa também, em um período pontual (nas férias ou feriados, por exemplo): não fique exposta ao sol por longos períodos e use sempre o protetor solar.

2. Nem pense em tomar banhos quentes e demorados. Eles removem a oleosidade natural de sua pele prejudicando seu bronzeado e principalmente sua pele. O mais indicado é tomar banhos curtos e não esquecer de hidratar a pele após o banho.

3. Esqueça os sabonetes alcalinos que ressecam muito a pele. Prefira aqueles que possuem substâncias hidratantes ou os glicerinados. Use sempre hidratante após o banho. Leia: Como escolher o melhor hidratante para seu tipo de pele

4. Aumente o fator de proteção solar no couro cabeludo, costas, axilas, na região dos seios, ombros e atrás dos joelhos que são regiões que queimam com mais facilidade.

5. O protetor solar deve ser passado com antecedência de 30 minutos antes da exposição solar. Use e abuse dele. O ideal é deixar uma camada generosa sobre a pele. Leia: Como escolher o protetor solar

6. Use batom com FPS para evitar o ressecamento dos lábios.

7. Beba água a cada uma hora. Isto ajuda a hidratar a pele.

8. Evite se secar ao sol o que amplia a radiação solar. De preferência a toalha.

Curiosidade: você sabia que o local onde você toma sol exerce uma grande influência na intensidade em que reflete a radiação solar?

• Sol perto ou dentro da água: Perto d’água, além da radiação recebida diretamente do sol, 70% dos raios solares são refletidos . Nas partes submersas, os raios conseguem atingir cerca de 30 cm de profundidade.

• Sol na areia: A areia reflete 20% da radiação. Mas não deixe se enganar, pois mesmo estando embaixo de um guarda-sol, o sol bate na areia e pelo menos 20% dele volta em sua direção.

• Sol na grama: É considerado o lugar mais seguro. No verde o sol reflete muito pouco.

9. As manchas no rosto e de outras áreas do corpo aparecem sempre que há exposição ao sol. Pode atingir todas as pessoas, desde aquelas que não tenham por hábito se expor ao sol até aquelas que frequentam habitualmente ambientes de praia e piscina, já tendo a pele “curtida”. No decorrer da vida recebemos, de forma direta ou indireta, ações dos raios ultravioletas que pouco a pouco vão determinando certas alterações da pele. Leia: Cloasma e melasma

10. Em peles claras e em pessoas que se expõem de forma exagerada à luz solar pode surgir a melanose solar, ou seja, manchas escuras esparsas que ocorrem na face, no colo, no dorso das mãos e nos antebraços. Essas manchas têm significado importante, pois podem ser os primeiros sinais de um câncer de pele. A mancha em si já é uma precursora de uma lesão cancerosa.

11. Alguns homens ou mulheres podem apresentar manchas chamadas de melasma, de causa ainda desconhecida, cujo aparecimento é desencadeado pelos raios ultravioletas do sol. Na presença de manchas na pele, aconselha-se procurar um dermatologista para tratá-las.

12. É importante lembrar que em grávidas e em pessoas que usam a pílula anticoncepcional também podem surgir manchas denominadas cloasma. Costumam ser manchas extensas, de cor parda escura, que se localizam principalmente nas maçãs do rosto e na fronte, ocasionando grande desconforto estético. Os cloasmas não estão relacionados com o sol e sim aos fatores hormonais da gravidez ou do contraceptivo mas as manchas se tornam mais intensa em decorrência da exposição solar.

13. Quando for ao sol, não use desodorantes, perfumes e ácidos para a pele e muito cuidado com o limão pois provocam manchas na pele difíceis de saírem.

14. Nunca exponha cicatrizes ao sol, a pele se hiperpigmenta provocando manchas que podem demorar até mais de 1 ano para desaparecer ou se tornarem definitivas.

15. Na ocorrência das manchas, evite expô-las ao sol e use bloqueador no rosto ou nas partes descobertas ao sair na rua.

16. Não use em hipótese nenhuma produtos que contenham ácido retinoico na formulação. Eles são fotossensibilizantes e antagonistas ao sol. Além de provocar hiperpigmentação na pele você sofre o risco de sofrer queimaduras. Deixe os tratamentos de beleza a base de ácidos para o inverno. Leia o artigo: Riscos e benefícios do ácido retinoico

17. Use produtos pós-sol que realmente fazem a diferença. Leia o artigo Mitos e Verdades do Bronzeamento e confira!

Conteúdo exclusivo do site Medicina Mitos e Verdades. Categoria de Dermatologia. Médico responsável: Prof. Dr. Luiz Carlos Cucé

E um excelente banho de sol pra você!!!