Tratamento Lúpus

Tratamento Lúpus

Existe como prevenir o lúpus?
Infelizmente não existem cuidados preventivos para evitar o aparecimento do lúpus, pois, até hoje, não sabemos o que promove o seu aparecimento. Para as pessoas que já têm esta doença, sempre alertamos com as seguintes orientações:
• Não se expor ao sol excessivamente, ou sem protetor solar;
• Evitar infecções e, se estas aparecerem, procurar logo o médico para tratamento;
• Evitar medicações que sabidamente possam estimular a autoimunidade, como a procainamida, a quinidina ou o hidantal.

Qual o tratamento do lúpus?
O tratamento varia de paciente para paciente, dependendo de como apareceu o lúpus. Corticoides, cloroquina e medicamentos imunossupressores são utilizados com frequência. Mais recentemente, surgiu um medicamento imunobiológico para tratamento do lúpus, denominado belimumabe (nome comercial Benlysta®). Na suspeita diagnóstica, um reumatologista deve ser sempre procurado.

Aos pacientes com lúpus podemos dizer que as perspectivas são boas. Existem cerca de 30 estudos internacionais em andamento com tratamentos novos para esta doença. Avanços recentes da biologia molecular trazem novas esperanças no combate ao lúpus.

Este conteúdo é exclusivo do capítulo de Reumatologia do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Médico responsável Prof. Dr. Cristiano Zerbini, Coordenador do Núcleo Avançado de Reumatologia do Hospital Sírio Libanês e Diretor do Centro Paulista de Investigações Clínicas.

Clique no link e leia mais artigos sobre o LÚPUS:
1. O que é o lúpus?
2. Os principais sintomas e complicações do lúpus
3. Como o lúpus causa lesões no corpo? Fator antinúcleo e vasculites
4. As mulheres com lúpus podem engravidar?