Por que urinamos mais vezes quando estamos nervosos?

Por que urinamos mais vezes quando estamos nervosos?

Por quefazemos mais xixiquando estamos nervosos?
O controle da micção depende da capacidade anatômica da bexiga, ou seja, da quantidade de urina que esse órgão comporta, e do controle neurológico que se exerce de forma involuntária e inconsciente. Quando a bexiga atinge sua capacidade habitual, o desejo de urinar se torna consciente e a pessoa, normalmente, pode optar entre esvaziar o conteúdo ou "segurar" por mais tempo, o que é feito com um reforço sobre a atividade do esfíncter urinário.

Em situações de estresse, o controle autônomo do sistema nervoso fica alterado, de forma que a bexiga pode apresentar contrações involuntárias, que funcionalmente diminuem sua capacidade de armazenamento, e faz com que as micções se tornem mais frequentes, além de ocorrerem com certa sensação de "urgência" – veja a ilustração. Isso porque o sistema límbico que é o responsável pelas emoções está conectado também com a bexiga e a uretra. Por isso em situações de muito medo e nervosismo tem gente que faz xixi nas calças.

Informações do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel) - Editora CIP. Capítulo de Urologia. Médico responsável Prof. Dr. Sami Arap.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler.
Causas de mudança na cor e cheiro da urina
Consequências por segurar a urina
Quantidade da eliminação diária de urina