Por que urinamos mais vezes quando estamos nervosos?
Por quefazemos mais xixiquando estamos nervosos?
O controle da micção depende da capacidade anatômica da bexiga, ou seja, da quantidade de urina que esse órgão comporta, e do controle neurológico que se exerce de forma involuntária e inconsciente. Quando a bexiga atinge sua capacidade habitual, o desejo de urinar se torna consciente e a pessoa, normalmente, pode optar entre esvaziar o conteúdo ou "segurar" por mais tempo, o que é feito com um reforço sobre a atividade do esfíncter urinário.
Em situações de estresse, o controle autônomo do sistema nervoso fica alterado, de forma que a bexiga pode apresentar contrações involuntárias, que funcionalmente diminuem sua capacidade de armazenamento, e faz com que as micções se tornem mais frequentes, além de ocorrerem com certa sensação de "urgência" – veja a ilustração. Isso porque o sistema límbico que é o responsável pelas emoções está conectado também com a bexiga e a uretra. Por isso em situações de muito medo e nervosismo tem gente que faz xixi nas calças.
Informações do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel) - Editora CIP. Capítulo de Urologia. Médico responsável Prof. Dr. Sami Arap.
Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler.
• Causas de mudança na cor e cheiro da urina
• Consequências por segurar a urina
• Quantidade da eliminação diária de urina
Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo e/ou imagem sem citar a fonte com o link ativo. Direitos autorais protegidos pela lei.