Sensação de areia nos olhos

Sensação de areia nos olhos

Tenho a sensação de que tem areia nos meus olhos. O que pode ser?
A sensação de corpo estranho ou de areia nos olhos é muito comum e significa uma manifestação das fibras nervosas, presentes na superfície dos olhos, contra algo que está incomodando. Pode ser uma pequena sujeira, ou mesmo algum cílio, que causa irritação pelo atrito. Outras causas para este sintoma:

Conjuntivite;

• Alergia;Doenças autoimunes;

• Olhos seco: por alteração na quantidade de lágrimas por fatores inespecíficos tais como idade avançada, piscar pouco, clima seco, intolerância a fumaça ou ar-condicionado, uso excessivo de computador, efeito colateral de medicamentos (antidepressivos, anti-histamínicos, anti-hipertensivos), fatores hormonais (menopausa, hipotireoidismo), síndrome seca (doença autoimune) ou mesmo pelo uso de lentes de contato.

Olho seco pode ser algo grave?
Normalmente não indica doença séria, mas caso não melhore com lavagem simples ou uso de colírio lubrificante é importante ser examinado por um oftalmologista que vai determinar a causa do problema.

Tal como dissemos acima, existe uma doença autoimune chamada Síndrome Seca ou síndrome de Sjögren na qual as glândulas lacrimais são agredidas pelo sistema imunológico. Esta situação já indica algo mais sério. Clique e saiba mais sobre essa doença.

Por outro lado, quem faz uso de lentes de contato por muitas horas seguidas, por exemplo, tem mais chance de sentir incomodo nos olhos e não ser nada grave, apenas consequência de uma situação passageira. Importante lubrificar os olhos e evitar o uso contínuo. Leia o artigo: Consequências do mau uso das lentes de contato

Palavras em azul são links. Clique nelas e descubra se a sensação de areia nos olhos está relacionada com algumas das patologias indicadas.

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Capítulo de OFTALMOLOGIA. Médico responsável: Prof. Dr. Rubens Belfort Jr. (Prof. Titular de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Perguntas e Respostas em 22 especialidades médicas.