Óleo de coco ajuda emagrecer: 3 boas razões para incluí-lo na dieta

Óleo de coco ajuda emagrecer: 3 boas razões para incluí-lo na dieta

Defensor nato do óleo de coco, o nutrólogo e médico ortomolecular Dr. Wilson Rondó Jr, revela os benefícios deste óleo para a saúde e boa forma física.O óleo de coco é rico em triglicérides de cadeia média (TCM), tem menos calorias que as outras gorduras e aumenta o metabolismo.

No corpo, os triglicérides de cadeia média são usados para produzir energia. Não se depositam em células gordurosas. Por isso, óleo de coco, rico em triglicérides de cadeia média, pode ser muito útil no controle de peso.

Com a reputação de ser a gordura menos calórica de todas, o óleo de coco é perfeito para dietas de emagrecimento por várias razões:

Enquanto todas as outras gorduras contêm 9 calorias por grama, o óleo de coco tem 8,6. A diferença não é significativa, mas associada a outras características do produto leva a bons resultados.

1. O óleo de coco também ajuda a diminuir o apetite. Um estudo, publicado no International Journal Of Obesity, compara a intensidade com que os triglicérides de cadeia média (TCM) e os triglicérides de cadeia longa (TCL) atuam sobre o apetite. Foi realizado em três etapas de 14 dias. Em cada etapa, os voluntários tiveram acesso livre a alimentos ricos em gorduras, com diferenças apenas no tipo dessas gorduras (triglicérides). Não havia restrições quanto à quantidade de alimentos ingeridos:

1º fase: a alimentação continha 20% de gordura de triglicérides de cadeia média e 40% de triglicérides de cadeia longa;

2ª fase: os alimentos apresentavam iguais quantidades de triglicérides de cadeia média e triglicérides de cadeia longa;

3ª fase: a proporção era de 40% de triglicérides de cadeia médiae 20% de triglicérides de cadeia longa.

O resultado do estudo mostrou que o aumento do conteúdo de triglicérides de cadeia média na alimentação total diminui o aporte calórico. É que, em comparação a outros óleos, a satisfação do apetite ocorre com maior rapidez e dura bem mais.

2. Outra razão que faz do óleo de coco excelente para o emagrecimento: ele eleva o metabolismo por conter triglicérides de cadeia média

Conforme o metabolismo aumenta, as calorias são consumidas com maior rapidez: mais calorias são queimadas, menos são depositadas nas células adiposas como reserva.

O metabolismo é calculado pelo medição de energia expedida, que é a proporção em que as calorias são consumidas. Quanto maior o metabolismo, maior a taxa de consumo de energia antes e depois de uma refeição já irá, essencialmente, reduzir o número efetivo de calorias por refeição.

Em estudo que mediu a expedição de energia antes e depois de uma refeição contendo conter triglicérides de cadeia média, a energia expedida em indivíduos de peso normal aumentou 48%. Em outras palavras, o metabolismo aumentou 48%. Em indivíduos obesos, a expedição de energia aumentou 65%!

Portanto, quanto mais acima do peso a pessoa estiver, maior é o efeito do óleo de coco em estimular o metabolismo. Essa é uma boa notícia para gordinhos que trabalham para perder peso.

Outro dado interessante é que o aumento do metabolismo não acaba em uma ou duas horas após a refeição. Os estudos mostram que, depois de uma refeição contendo triglicérides de cadeia média, o metabolismo se mantém elevado por 24 horas, queimando calorias numa proporção elevada. Nesse período, você irá desfrutar de um aumento do nível de energia.

Pesquisadores da Universidade McGill, no Canadá, têm observado que substituindo todos os óleos e gorduras da alimentação (como soja, canola, girassol e outros de cozinha típicos) por óleo de coco, rico em triglicérides de cadeia média, é possível perde mais de 18 kg de peso por ano! Você pode alcançar essa meta sem mudar a alimentação ou reduzir o total do número de calorias que consome.

Perda de peso só para os gordinhos

Muitos pacientes magros me perguntam se também irão emagrecer com o uso de óleo de coco. A resposta é...não!

Estudos mostram que quanto menos gordura corporal se tem, menor é o efeito do óleo de coco na estimulação do metabolismo e na queima de calorias. O interessante é que pessoas abaixo do peso ou má nutridas ganham peso e mais saúde com o óleo de coco na alimentação. Em resumo, o óleo de coco ajuda as pessoas a atingirem seu peso ideal.

3. Para perder circunferência, óleo de coco!

Um estudo interessante publicado na revista Lipids mostra que a suplementação alimentar com óleo de coco pode resultar em redução de medidas na circunferência, além de outros benefícios.

Do estudo, que obedeceu a todos os parâmetros científicos, participaram 40 mulheres (entre 20 e 40 anos) divididas em dois grupos. Durante 12 semanas, um grupo recebeu suplementação diária de duas colheres de sopa de óleo de soja (grupo soja). O outro grupo recebeu quantidade similar de óleo de coco (grupo óleo de coco). Ambos os grupos foram orientados a seguir uma dieta balanceada hipocalórica e a caminhar diariamente por 50 minutos. Os resultados foram animadores!

No grupo do óleo de coco constatou-se:

• Redução da circunferência abdominal e obesidade abdominal;

• Aumento dos níveis de HDL colesterol ( o bom);

• Redução da relação LDL/HDL, de grande importância para a saúde.

O grupo do óleo de soja mostrou:

• Manutenção das medidas da circunferência e da obesidade abdominais;

• Aumento de colesterol total;

• Aumento de LDL (colesterol ruim);

• Aumento da relação LDL/HDL, o que é ruim para a saúde;

• Diminuição do HDL colesterol (o bom colesterol).

Diante dos resultados, os autores do estudo concluíram: “Parece que a suplementação com óleo de coco não causa dislipidemia (uma alteração anormal na quantidade de colesterol e na gordura do sangue) e parece que promove a redução da obesidade abdominal”. Parece? Acho que foram cautelosos demais!

Estudos prévios já haviam confirmado: triglicérides de cadeia média reduzem a expressão dos genes adipogênicos, ou seja, que causam ganho de gordura corporal, amenizam a sensibilidade à insulina e melhoram a tolerância à glicose.Leia mais sobre

Esses estudos são bons exemplos de como muitas teorias comuns sobre nutrição podem ser seriamente enganosas. Gordura saturada tem sido erroneamente citada como a causa de colesterol elevado e doença cardíaca nos últimos sessenta anos, quando na verdade é o contrário!

As elevadas estatísticas atuais de doença cardiovascular mostram que o consumo de óleo poli-insaturado (como o de soja) em substituição ao óleo saturado (como o de coco) é que anda entupindo artérias por aí!

No começo do século passado, doença coronariana era raridade. Somente após 1950 as doenças cardiovasculares começaram a aumentar. Foi quando se passou a substituir gorduras saturadas, como manteiga e banha, por óleos hidrogenados de vegetais (gordura trans).

Hoje, o óleo de soja correspondente a 68% dos óleos vegetais e gorduras consumidas pelos norte-americanos. Deu no que deu: epidemia de obesidade e suas sequelas.

Clique no link azul e leia mais artigos nas categorias:

Alimentação e suplementos

Endocrinologia

Esporte e Saúde do atleta