Os benefícios da carne vermelha

Os benefícios da carne vermelha

Quem não aprecia um bom churrasco ou um bife suculento? Além do sabor, a carne vermelha traz diversos benefícios para a saúde em todas as idades. É um alimento rico em nutrientes, com substâncias fundamentais para o crescimento e desenvolvimento humano. Além disso, contém grande quantidade de ferro e vitaminas do complexo B, importantes para a prevenção de anemia, principalmente nos grupos de risco como crianças, gestantes e idosos em geral.

“Mitos sobre a carne vermelha precisam ser esclarecidos”, comenta o nutrólogo Dr. Celso Cukier. “O organismo absorve melhor o ferro presente nas carnes vermelhas do que o ferro encontrado em alimentos de origem vegetal. Além disso, a carne vermelha é, também, fonte de proteínas, que são importantíssimas para o desenvolvimento dos músculos, órgãos e tecidos, e contém zinco, um mineral que contribui para o bom funcionamento do metabolismo das proteínas, dos hidratos de carbono, dos lipídios e dos ácidos nucleicos”, conclui o médico.

Atualmente a carne bovina é bem mais magra e traz uma quantidade de proteínas não só alta, mas que também é melhor aproveitada e absorvida pelo corpo. A carne reúne ainda todas as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e as hidrossolúveis do complexo B. “A absorção do ferro contido em vegetais é muito baixa e existe uma maior dificuldade de digestão desses alimentos. A carne vermelha tem maior absorção e contém todos os aminoácidos recomendados principalmente para os praticantes de atividades físicas ”, completa.

O consumo de carne vermelha deve ser feito três vezes por semana, sendo intercalada com peixes e frango. O ideal é retirar a gordura aparente da carne, pois é nela que estão as gorduras saturadas. Assada, grelhada ou cozida são as melhores opções de preparo.

Leia mais artigos na categoria Alimentação e Suplementos