Os alimentos que ajudam a superar a TPM

Os alimentos que ajudam a superar a TPM

Conhecido como o período em que a mulher tem alterações de humor, a TPM atinge grande parte delas e driblá-la é um grande desafio. Entretanto, alguns alimentos podem ajudar a mulher durante o período, seja diminuindo as dores de cabeça e cólicas ou na temida compulsão alimentar causada pelos hormônios.

EVITE
O endocrinologista Mohamad Barakat, explica que alguns alimentos consumidos causam reflexo no humor. Um exemplo é o café que provoca agitação e desidrata o corpo piorando, assim, a sua condição. Para evitar a retenção de líquidos é importante beber bastante água. Evite também o consumo excessivo de carne vermelha e comidas com muito sal.

ALIMENTOS RECOMENDADOS

Alguns alimentos ajudam as mulheres a terem um clico menstrual mais tranquilo e com menos incomodo. “Pão integral, aveia e banana formam um trio com bons efeitos no organismo da mulher nesse período.

• O pão integral combate a prisão de ventre e ajuda limpar o organismo.

• A aveia e o gergelim são ricos em fibras, ajudam a eliminar o “estrogênio envelhecido” e equilibram o organismo.

• Já a banana é rica em magnésio e complexo B.

• O complexo B também é encontrado no salmão que atua no organismo liberando a serotonina, neurotransmissor que tem um papel importante na regulação do humor.

• Outra sugestão de fontes de vitamina do complexo B são o arroz e feijão integral.

• Já as verduras escuras pelo alto teor de magnésio faz com que diminua a vontade de comer doces. Mas para aquelas que não conseguem ficar sem os docinhos, indica-se chocolates com mais cacau.

COMPULSÃO ALIMENTAR NA TPM

A compulsão alimentar é um dos principais sintomas da TPM e se alimentar em curtos períodos aumenta a saciedade. A dica é comer bem. Não utilize a comida como conforto no período menstrual. Procure se alimentar a cada três horas com alimentos saudáveis que contenham fibras e não os que causam falsa saciedade. Não fique muito tempo sem comer, pois ficará faminta e cairá na armadilha da gula.

Leia também:Riscos e benefícios da pílula anticoncepcional