Montanhas e altas altitudes: dicas para você não se sentir mal em viagens

Montanhas e altas altitudes: dicas para você não se sentir mal em viagens

Pessoas que vivem em regiões mais baixas e viajam para locais com altas altitudes podem sentir dificuldade de respirar, cansaço, dores de cabeça, náusea e outros sintomas parecidos com os da gripe. Este estado de saúde, chamado de mal das montanhas (MM), é o tipo mais comum de mal das altitudes.

Qual a altitude mínima para a pessoa começar a sentir o mal estar? Até os atletas sentem os efeitos das altas altitudes?

Pode acontecer em alturas de 1.500 m, onde provavelmente durará somente um dia ou dois, mas é mais comum em regiões acima de 2.500 m. Em alturas superiores a 3.000 m, de 3 a cada 4 pessoas apresentarão os sintomas.

Nem todo mundo se sente mal em locais altos e não há meios para prever qual a altitude a que as pessoas podem chegar sem se sentir doentes. Estar em boa forma física não serve de garantia. Atletas acostumados a fazer exercícios todos os dias, em baixas altitudes podem ser os primeiros a passar mal se continuarem a praticar exercícios intensos em altas altitudes.

Pessoas abaixo de 40 anos são bastante susceptíveis ao Mal das Montanhas (MM), talvez porque se esforcem mais. Esquiadores, alpinistas e outras pessoas que chegam a alturas superiores a 2.500 m podem desenvolver um distúrbio conhecido como edema pulmonar de alta altitude (HAPE).

Este estado grave de saúde é causado pelo acúmulo de fluidos nos pulmões e pode levar à morte se não for tratado imediatamente. As pessoas acometidas deste mal devem descer imediatamente a, pelo menos, 600 ou 900 m e procurar atendimento médico. Leia o artigo completo sobre Edema Pulmonar

O que causa o Mal das Altitudes (Mal das Montanhas)

Como os alpinistas sabem, o mal das altitudes acontece por falta de oxigenação quando a pessoa sobe muito e muito depressa. A pressão barométrica cai à medida que as pessoas sobem (o ar fica mais rarefeito) e inalam menos oxigênio do que o normal. Na tentativa de compensar isto, passam a respirar mais profundamente. A possibilidade dos sintomas se tornarem mais fortes aumenta com a altitude.

Sintomas do Mal das Altitudes

• Respiração acelerada,

• Dor de cabeça,

• Fadiga e insônia,

• Tontura e náusea,

• Dificuldade de respirar e aceleração no batimento cardíaco junto com esforço físico,

• Dificuldade de raciocínio.

Durante quantos dias a pessoa sente os sintomas?

Os sintomas normalmente começam de 12 a 24 horas após a chegada a uma região de alta altitude e pioram à noite, quando a respiração diminui. Normalmente os sintomas são atenuados após o terceiro dia.

O que acontece se você não tomar providência

A maioria das pessoas que apresenta o mal das altitudes se sentirá melhor dentro de dois ou três dias se relaxar e evitar atividades cansativas. No entanto, se estiver a 3.000 m de altitude, ou acima, e fizer esforços físicos sem a devida aclimatação, a possibilidade do aparecimento do edema pulmonar de alta atitude será maior.

Como reverter a situação e conseguir atingir o estado normal?

Ao viajar para lugares muito altos, você pode diminuir rapidamente os problemas do mal das altitudes se seguir essas dicas:

Aclimação e relaxamento

Passe o primeiro dia em altas altitudes, relaxando. Evite os exercícios físicos, inclusive os mais moderados, até que a aclimatação se complete.

Beba bastante água

Beba o máximo de água possível para se manter hidratado. A urina deve estar limpa e abundante. Não consuma álcool. A respiração acelerada e profunda tende a desidratar e o efeito que o álcool intensifica. Por isso que a bebida durante o voo “sobe” mais rápido.

Tome remédio para dor de cabeça

Tenha sempre um analgésico em mãos.

Não suba a altitudes maiores até que os sintomas diminuam

Assim que começar a sentir os sintomas moderados do mal, não siga adiante até que eles diminuam, ou então, retorne, e desça a uma altitude menor.

Existe forma de evitar ou prevenir o Mal das Altitudes (Mal das Montanhas)?

A única estratégia preventiva é se preparar para lugares acima de 2.500 m. Fique um dia habituando-se num nível mais baixo, ou suba a um novo nível numa média de 150 m a 300 m por dia, com um dia de descanso. Isto faz com que o corpo continue funcionando com menos oxigênio através do aumento da profundidade da respiração, com a liberação de mais hemácias para o transporte de oxigênio das hemoglobinas para os tecidos.

Quando devo buscar ajuda médica?

É uma boa ideia procurar um médico antes da viagem, particularmente, se você tiver intenção de fazer esforços físicos.

O que o médico poderá fazer para me ajudar?

Se você foi afetado pelo Mal das Altitudes, se a aclimatação demorar muito ou não funcionar, o médico poderá recomendar um remédio. Existem medicamentos que podem reduzir a incidência e gravidade do Mal das Altitudes em até 75%, aumentando a função pulmonar, permitindo respirar de forma mais rápida e obtendo mais oxigênio sem os efeitos adversos da respiração.

Conteúdo exclusivo do site Medicina Mitos e Verdades com a colaboração dos mais bem conceituados médicos do Brasil