Menstruar ou interromper a menstruação?

Menstruar ou interromper a menstruação?

A Medicina moderna é baseada em evidências. Atualmente, um médico trabalha com protocolos e não pode orientar suas pacientes fora deles, salvo em situações muito especiais. Existem medicações que foram feitas para suprimir a menstruação, especialmente, em pacientes com tensão pré-menstrual muito acentuada. O mundo moderno exige que o ginecologista se adapte às mulheres. Uma esportista ou uma executiva podem não querer conviver com a TPM ou com a menstruação e esta demanda deverá ser compreendida pelo ginecologista.

Segundo o Prof. Dr. Thomaz Gollop, já existem no mercado pílulas anticoncepcionais de uso contínuo, que são testadas pelo FDA e autorizadas pela ANVISA. Estas podem ser usadas. O DIU medicado (Mirena®), que já está em uso clínico há muitos anos, também pode ser uma alternativa.

O que não é recomendável são os implantes utilizados sem comprovação científica, já que estes têm mostrado uma frequência de complicações muito elevada, como, por exemplo, hemorragias, acne, seborreia, aumento de apetite, ganho de peso e celulite, e, provavelmente, é por esta razão que eles não se universalizaram em nosso meio.