Higiene íntima da mulher

Higiene íntima da mulher

Uma dúvida frequente entre as mulheres é se devem fazer uso ou não de duchas vaginais para a higiene íntima. O Prof. Dr. Thomaz Gollop, autor do capítulo de ginecologia do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel)esclarece que a ducha vaginal é contraindicada pois remove os germes que protegem a vagina provocando o aparecimento de corrimentos e infecções. Mulheres que têm o hábito de fazer lavagem vaginal tendem a ter mais corrimento. Ou seja, é um hábito para o qual somente existe contraindicação.

A higiene íntima deve ser feita com sabonete, de preferência, neutro. Quanto ao uso de sabonetes íntimos, é da mesma forma controverso pelos mesmos motivos das duchas vaginais.

Roupas apertadas e calcinhas de naylon também podem causar infecções na vagina. O ideal é usar calcinha de algodão e a noite, se possível, dormir sem ela. A vagina também precisa “respirar”.

Conteúdo do livro MEDICINA — MITOS & VERDADES (Carla Leonel ) Capítulo de ginecologia.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler. Veja matérias relacionadas:
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Vaginose bacteriana, Candidíase e Tricomoníase

Informações completas sobre este assunto você encontra no livro Medicina, Mitos & Verdades (Carla Leonel) 8ª edição - Editora CIP. Compre agora clicando aqui. Frete Grátis para todo Brasil. Mais de 5 mil assuntos | 800 páginas | 22 Especialidades médicas.