Medicina do esporte: os cuidados com a saúde do atleta

Medicina do esporte: os cuidados com a saúde do atleta

O que é medicina esportiva?

A Medicina Esportiva ou Desportiva é uma especialidade médica que cuida da saúde de qualquer pessoa pratica a atividade física seja por esporte amador, recreacional ou competitivo/profissional.

Ela visa também equilibrar as variáveis fisiológicas da pessoa buscando uma maior interação entre o médico do esporte, o técnico e o atleta onde seja possível monitorar em tempo real de treinamento, a fisiologia do exercício, a biomecânica do gesto esportivo, a frequência cardíaca, a nutrição, o gasto calórico, os aspectos psicológicos etc. em prol do melhor resultado.

O que o médico do esporte avalia na saúde do atleta?

A atuação do médico do esporte é muito ampla e abrange desde o trauma esportivo e reabilitação músculo-esquelética feita pelo ortopedista especializado até a avaliação médica “clínica” com enfoque na fisiologia do exercício, avaliação pré-participação esportiva e combate aos principais fatores de risco tais como: hipertensão arterial, diabetes, cardiopatias, dislipidemia (altos níveis de gordura no sangue: colesterol e triglicérides), sobrepeso/obesidade, sedentarismo etc.

Qualquer pessoa que queira se submeter à atividade física, obrigatoriamente deve realizar um rigoroso exame clínico geral e cardiológico, com exames subsidiários e recursos necessários para obter amplo diagnóstico de seu estado de saúde e detectar possíveis doenças que poderão ser tratadas como forma de prevenção de mal súbitos de saúde, pois a ideia de condição atlética não pode ser confundida com saúde ou ausência de doença.

No que consiste o exame clínico do atleta? Quais os exames são importantes?

O exame clínico geral, consiste:

1. A anamnese onde identifica-se histórico de antecedentes familiares de cardiopatas e patologias habituais da família.
2. Exame ortopédico para identificar afecções do aparelho locomotor.
3. Exames laboratoriais que devem fornecer perfil bioquímico geral:
• Hemograma,
• Perfil lipídico,
• Glicemia,
• Dosagem de ferro e ferritina,
• Relação cortisol/testosterona,
• Função renal,
• Enzimas hepáticas,
• Exame de algumas patologias infecciosas frequentes.

Passando por esta avaliação geral inicial, é necessário pensar na fisiologia que é apenas um dos fatores envolvidos no resultado de um bom desempenho, somando-se a um nível de treinamento, motivação, aspectos nutricionais e biomecânicos e habilidades motoras.

Os testes e avaliações são iguais para todas as atividades físicas?

Os testes devem ser selecionados considerando idade e sexo, estágio de treinamento, o sistema energético da modalidade e movimento específico, como por exemplo:
•O maratonista predomina a resistência aeróbia;
•O velocista ou saltador, a potência muscular;
• Jogadores de futebol: os três metabolismos energéticos estão envolvidos na prática.

Os testes são importantes ferramentas para tomada de decisões e alterações de programa de treinamento. Possibilitam medir o desempenho de uma característica física específica ou formar um perfil fisiológico para um grupo ou um indivíduo.

Quais os testes indispensáveis para detecção de problemas na saúde do atleta?

Os principais testes que possam contribuir para um bom desempenho da atividade física e minimizar os riscos de patologias fisiológicas, assim como riscos cardíacos são:

Teste ergométrico: tem a função de avaliar o estado funcional do sistema cardiovascular, capacidade funcional do atleta nos esforços físicos e sua evolução com a preparação física, complementando o ECG (eletrocardiograma) de repouso. É um grande aliado no diagnóstico de cardiopatias silenciosas.

O ecocardiograma (ECO) é indicado quando há suspeita de cardiopatia e nos atletas iniciantes em avaliações de adaptação funcional cardiológica ao treinamento físico. Hoje se ouve falar que a corrida atrai muitos adeptos por ser um dos esportes mais populares e simples de ser praticado, afinal, só é preciso um tênis, um calção e uma camiseta. Mas basta o indivíduo tomar a decisão de iniciar a prática da corrida, para perceber que existe um mundo muito mais amplo que cerca esta prática, repleto de nomenclaturas e palavras que são habituais para os atletas mais experientes, mas podem confundir a cabeça dos iniciantes, e entre elas está o VO2 Máx.

O que é VO2 Máx.?

O VO2 Máx. é a quantidade máxima que o corpo consome de oxigênio durante a prática de uma atividade física. Este limiar é obtido por um exame conhecido como teste ergoespirométrico e pode variar de acordo com a atividade física, ou seja, se é um corredor, este teste deve ser realizado em uma esteira, se é um ciclista, deve ser realizado num cicloergômetro etc.

É importante deixar claro que, o limiar não é um parâmetro de condicionamento físico. Não é porque uma pessoa tem o consumo maior de oxigênio que ela vai correr mais que outra. Às vezes, a pessoa possui um VO2 Máx. mais alto porque tem dificuldade e se esforça mais para fazer a atividade física, mas não quer dizer que ela é mais rápida. O exame só se torna realmente interessante quando um corredor o realiza de tempos em tempos e compara sua própria evolução.

Muitos adeptos da prática de atividade física são resistentes na realização deste exames, e sempre criam o famoso questionamento. Para que serve este teste?

Apesar de não ser um “medidor” de performance, conhecer o VO2 Máx. é muito importante na hora de um atleta iniciar sua preparação. Com os parâmetros estabelecidos do VO2 Máx., o técnico conhece melhor o atleta e tem uma maior precisão na hora de prescrever um programa de treinos.

Além disso, fica mais fácil para trabalhar dentro de um dos mais importantes princípios do treinamento, o da individualidade. A forma mais precisa para realizar o VO2 Máx. é utilizar um analisador de gases: o atleta corre alguns minutos na esteira com uma máscara e o aparelho mede o consumo de oxigênio e a produção de gás carbônico.

No Brasil, menos de 10% da população realiza atividades físicas de forma adequada. Os exames são importantes para que o técnico saiba adaptar a rotina de exercícios às limitações do corpo do atleta. Dependendo do resultado clínico, o individuo é “julgado” impossibilitado de realizar a atividade pretendida. Por exemplo, se for diagnosticado algum problema cardíaco ou hipertensão, este individuo deverá fazer um tratamento específico para o seu problema para depois ser liberado.

Lembre-se. Caso você pretenda iniciar uma atividade física, dê o primeiro passo correto, procurando um médico do esporte e clínicas especializadas que possam lhe proporcionar a melhor forma de avaliar seus limites, identificar possíveis riscos de doenças silenciosas e suprir seu técnico de parâmetros para construir a melhor de forma de treinamento e alcançar melhores resultados.

Prof. Dr. Moisés Cohen é Professor Titular e Chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo; Presidente da International Society of Arthroscopy Knee and Sports Medicine (ISAKOS) e autor do capítulo de ortopedia do livro MEDICINA MITOS E VERDADES (Carla Leonel).