Corrimento vaginal em crianças

Corrimento vaginal em crianças

Segundo o Dr. Cláudio Schvartsman, autor do capítulo de pediatria do livro MEDICINA — MITOS & VERDADES (Carla Leonel ) e Vice-Presidente de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein, o corrimento vaginal na infância pode estar relacionado à má higiene, contaminação da vagina com pequenas quantidades de fezes, hábito de manipular genitais, contato íntimo com adultos (dividir toalha, sanitários etc.), presença de alguns tipos de verminoses intestinais e até mesmo abuso sexual. Pode também ser causa do uso excessivo do sabonete na região vulvar na hora do banho, por ação irritativa, particularmente, em banho de banheira.

TRATAMENTO
O tratamento vai sempre depender do fator desencadeante identificado pelo médico e, em todas as situações, são indicadas orientações em relação à higiene, com utilização de antissépticos vaginais, lavagem de mãos antes de levá-las aos genitais, limpeza anal da frente para trás após defecar, e troca da calcinha sempre que estiver suja e não apenas após o banho. Algumas situações necessitam de banhos de assento com soluções antissépticas e, mais raramente, uso de antibióticos.

PEDIATRA OU GINECOLOGISTA?
O manejo inicial das vulvovaginites na infância pode ser feito pelo pediatra, e o encaminhamento para o ginecologista fica reservado em casos resistentes ao tratamento inicial.

Leia matérias relacionadas:
Candidíase oral, genital e no corpo
Corrimento vaginal

Clique no link e leia mais artigos na categoria de Pediatria