Falta de lubrificação vaginal

Falta de lubrificação vaginal

Quais as prováveis causas da falta de lubrificação vaginal em mulheres que ainda não entraram na menopausa?
A lubrificação vaginal é dependente do estímulo sexual. Entretanto, igualmente a todas as secreções do nosso organismo (como a cera de ouvido, por exemplo), algumas pessoas têm mais e outras têm menos, ou seja, algumas mulheres podem ser mais lubrificadas do que outras independente do grau de excitação sexual.

Mulheres saudáveis e com queda na lubrificação vaginal, normalmente, ou não está suficientemente excitada, ou não teve um estímulo sexual adequado para uma relação sexual satisfatória, ou pode estar vivendo um momento de descontentamento afetivo com o parceiro. Quando a alma esta magoada e triste, o corpo se ressente.

Outras condições podem provocar lubrificação insuficiente:
• Baixo nível de estrogênio,
• Alguns anticoncepcionais,
• Fase do ciclo menstrual,
• Estresse,
• Doenças como diabetes e depressão,
• Medicamentos como alguns antidepressivos ou anti-hipertensivos.

Mulheres no climatério ou na menopausa podem também apresentar uma queda na lubrificação vaginal mas, nestes casos, nada tem a ver com o estímulo ou excitação sexual e sim com a queda de estrogênio normal nesta fase de vida. Em outras palavras, falta de lubrificação antes da menopausa significa, na grande maioria das vezes, falta de preparo correto. Hoje, existem substâncias em forma de gel que podem substituir uma lubrificação espontânea.

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Capítulo de Ginecologia. Médico responsável Prof. Dr. Thomaz Gollop.

Clique no link e leia mais artigos na categoria de Ginecologia

Leia tambémmatérias relacionadas:
Depressão
Diabetes
A idade do climatério
Doenças psicossomáticas