Banho de lua: alergia e coceira na descoloração de pelos

Banho de lua: alergia e coceira na descoloração de pelos

O banho de lua ou descoloração apesar de não eliminar os pelos, disfarça-os, deixando a região mais natural. Pode ser feita no buço, braços, pernas, nádegas ou em qualquer área do corpo. Existem vários produtos no mercado destinados a esta finalidade. O kit é composto por pó clareador e água oxigenada. A mistura forma um creme homogêneo que deve ser aplicado nos pelos com ajuda de um pincel ou espátula (normalmente presente no kit). Algumas marcas também possuem no conjunto um sachê com parafina para proteger a pele antes da descoloração.

O tempo de ação varia de acordo com a estrutura do pelo e o grau de clareamento desejado. Nas pernas e braços, o processo é mais demorado. Nas penugens do buço ou corpo, o clareamento costuma ser mais rápido. Em ambos os casos, o tempo estimado varia de 10 a 30 minutos.

Antes do procedimento, é importante fazer o teste de sensibilidade para verificar possíveis reações alérgicas. Pela composição química do produto ser diferente do pH da pele, é normal sentir um formigamento moderado, podendo causar um pouco de coceira e/ou vermelhidão, que apesar de incômoda, não tem a gravidade dos processos alérgicos.

Em caso de dor ou forte queimação, lave imediatamente a área com água fria e sabão neutro. Aplique uma camada de pomada à base de hidrocortisona para alivio imediato e, caso necessário, procure orientação médica.

Se você tem tendência a reações alérgicas e dermatites, deve evitar o banho de lua ou descoloração já que nem todo processo alérgico pode se manifestar durante o teste.

Após o procedimento, use um hidratante para restabelecer a umidade da pele. Se você notar a pele mais clara, não se assuste, em pouco tempo, tudo volta ao normal. Não ultrapasse o tempo de ação indicado pelo fabricante. Caso não atinja o grau de descoloração desejado, espere 24 horas para repetir a operação.

Dica para evitar coceira: misture uma colher de leite de magnésia ao descolorante que ajuda a diminuir a coceira. Aplique também óleo de amêndoa na região a ser descolorida.

Leia também: Dicas, produtos e técnicas para remover os pelos em casa e com segurança