Causas de coágulos na menstruação

Causas de coágulos na menstruação

A menstruação é o sangue causado pela descamação da camada de um tecido dentro do útero chamado endométrio. Este tecido se torna espesso pela ação dos hormônios estrogênio e progesterona produzidos pelos ovários. O estrogênio é que estimula a formação do endométrio e a progesterona é secretada após a ovulação para receber o óvulo fecundado. Se a gravidez não ocorre, este tecido que teve sua espessura aumentada pela ação dos hormônios, descama, e é expulso pelo útero para fora do corpo juntamente com o óvulo que não foi fecundado. Está caracterizada aí, a menstruação - veja a ilustração. Após todo sangue eliminado, dá-se início a um novo ciclo. O endométrio cresce novamente pela ação dos hormônios, na espera de mais um novo óvulo fecundado.

Na adolescente é comum o sangramento intenso devido a ciclos sem ovulação (sem óvulo), característicos do início da vida menstrual. Isso ocorre pelo crescimento do tecido do endométrio, sem a ação da progesterona, que até a entrada da puberdade permanece "em repouso", sem produção. Quando o útero descama (o que caracteriza a menstruação), havendo apenas a ação do estrogênio, pode provocar a hemorragia com coágulos . Independente da idade,o mesmo pode acontecer em mulheres que não ovulam pois, a progesterona, só é secretada se houver ovulação.

Em todas as idades, coágulos no fluxo menstrual pode ser sinal de algum problema, e é preciso procurar um médico. As causas mais comuns que causam este tipo de hemorragia são miomas, pólipos endometriais e endometriose.

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Capítulo de Ginecologia. Médico responsável Prof. Dr. Thomaz Gollop.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler. Matéria relacionada:
Por que eu menstruo por muitos dias?
A menstruação antes da menopausa