Causas de coágulos na menstruação

Causas de coágulos na menstruação

A menstruação é o sangue causado pela descamação da camada de um tecido dentro do útero chamado endométrio. Este tecido se torna espesso pela ação dos hormônios estrogênio e progesterona produzidos pelos ovários. O estrogênio é que estimula a formação do endométrio e a progesterona é secretada após a ovulação para receber o óvulo fecundado. Se a gravidez não ocorre, este tecido que teve sua espessura aumentada pela ação dos hormônios, descama, e é expulso pelo útero para fora do corpo juntamente com o óvulo que não foi fecundado. Está caracterizada aí, a menstruação – veja a ilustração. Após todo sangue eliminado, dá-se início a um novo ciclo. O endométrio cresce novamente pela ação dos hormônios, na espera de mais um novo óvulo fecundado.

Na adolescente é comum o sangramento intenso devido a ciclos sem ovulação (sem óvulo), característicos do início da vida menstrual. Isso ocorre pelo crescimento do tecido do endométrio, sem a ação da progesterona, que até a entrada da puberdade permanece "em repouso", sem produção. Quando o útero descama (o que caracteriza a menstruação), havendo apenas a ação do estrogênio, pode provocar a hemorragia com coágulos . Independente da idade,o mesmo pode acontecer em mulheres que não ovulam pois, a progesterona, só é secretada se houver ovulação.

Em todas as idades, coágulos no fluxo menstrual pode ser sinal de algum problema, eé preciso procurar um médico. Ascausas mais comuns que causam este tipo de hemorragia são miomas , pólipos endometriais e endometriose .

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Capítulo de Ginecologia. Médico responsável Prof. Dr. Thomaz Gollop.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler. Matéria relacionada:
Por que eu menstruo por muitos dias?
A menstruação antes da menopausa