Tamanho do pênis e testículos

Tamanho do pênis e testículos

O que é considerado um pênis pequeno? Quais as causas e consequências para o homem?
A frequência com que ocorrem desvios verdadeiros de dimensão do pênis é muito pequena. Na maioria das vezes, a reclamação de pênis pequeno reflete aspectos do psiquismo masculino, principalmente ligados à insegurança pessoal e sexual. Também é comum que a mulher possa utilizar-se da queixa do pequeno tamanho do pênis de seu parceiro como uma forma de agredi-lo ou torná-lo inseguro.

Embora raro, o micropênis no adulto (menor que 8 cm ereto) está associado a distúrbios hormonais ou malformações genitais de natureza congênita. Nesses casos, podem ocorrer dificuldades para o ato sexual, mas, em geral, este é possível, e os problemas gerados por um pênis pequeno se refletem mais na esfera psíquica do paciente. Vale ressaltar que indivíduos obesos, por apresentarem gordura saliente na região pubiana, podem ter parte da haste peniana escondida sob essa gordura, dando a falsa impressão de um pênis pequeno.Leia: Problemas de ereção, o que fazer?

A ocorrência de pênis muito grande (acima de 18 cm ereto) também é muito rara e não constitui propriamente um problema. Em alguns casos, o homem deve evitar movimentos mais intempestivos durante a penetração vaginal.

Qual o tamanho médio do pênis?
Pesquisa recente publicada no BJU International feita com homens brancos de diversos países, revelou que o comprimento médio da medida do pênis é de 13, 12 cm ereto e 11, 66 cm de circunferência. Os resultados mostraram também que apenas 5% dos homens tem pênis maior que 16 cm.

Testículo pequeno influi na fertilidade do homem?
Os testículos são, basicamente, constituídos por células responsáveis pela produção do hormônio masculino (testosterona) e pelo conjunto de células que produzem os espermatozoides, ocupando esse, a maior parte do volume testicular. Quando o testículo é pequeno, em geral, são os túbulos seminíferos (produtores de espermatozoides) que se atrofiaram, seja por doença congênita como, por exemplo, torção do cordão espermático, ou adquirida, como infecções ou traumatismos. Nesses casos, a fertilidade do paciente pode estar comprometida, principalmente se o processo atingir os dois testículos.

O testículo pode sofrer atrofia?
A possibilidade de atrofia espontânea do testículo é rara. Normalmente existe um fator causal como cirurgias de parede abdominal, infecções testiculares, entre outras.

O que provoca alteração do tamanho do testículo? Quais as consequências?
O aumento do escroto (bolsa testicular) pode ser decorrente de um aumento verdadeiro do testículo, fato que ocorre apenas diante de um tumor ou em casos de processos inflamatórios ou isquêmicos (déficit da circulação sanguínea) do órgão. No entanto, outras doenças podem acometer o escroto e aumentar o seu volume, mantendo nesses casos a dimensão normal do testículo. Uma dessas condições é a hidrocele, acúmulo de líquido ao redor do testículo, cujo tratamento é sempre cirúrgico, indicado quando a hidrocele for volumosa ou provocar desconforto ao paciente.

Existem também doenças dos vasos linfáticos, que provocam elefantíase do escroto por aumento de volume da parede da bolsa testicular. Já as hérnias inguinoescrotais podem ocasionar aumento do volume escrotal pela presença de conteúdo da cavidade abdominal no interior do escroto. Sua correção é cirúrgica.

Conteúdo do livro MEDICINA - MITOS & VERDADES (Carla Leonel ) Capítulo de urologia. Médico responsável Prof. Dr. Sami Arap (Prof. Titular Emérito da Disciplina de Urologia da Faculdade de Medicina - USP e Coordenador do Núcleo Avançado de Urologia do Hospital Sírio Libanês.

Matérias relacionadas:
Causas da impotência
Libido Masculina
Quantidade de esperma e a fertilidade