Quantidade de calorias indicadas para emagrecer

Quantidade de calorias indicadas para emagrecer

Qual é a dieta mais eficaz no processo de emagrecimento? Que quantidade de calorias pode ser ingerida ao dia para se emagrecer ou manter o peso?
A dieta mais eficaz deve levar a uma diferença negativa de 500 a 1.000 calorias por dia em relação ao gasto calórico do paciente. Porém, não basta adequar-se do ponto de vista calórico. Deve também ser adaptada ao ritmo de vida e aos hábitos alimentares do indivíduo, devendo incluir, obviamente de maneira controlada, alimentos que fazem parte do dia a dia de todos nós e que são, frequentemente, "proibidos" por algumas dietas (como sanduíches, doces etc.). Para isso, é necessária uma investigação alimentar cuidadosa, tornando a dieta agradável e facilmente suportável.

Toda dieta extremista, após um período, acaba desencorajando o paciente, desestimulando-o. Devemos lembrar que a fase da manutenção é importantíssima, impedindo que o indivíduo volte a engordar ou que viva no eterno modelo sanfona. Portanto, a dieta com resultados positivos é aquela que caminha junto com a realidade do paciente.

O número de calorias gastas pelo indivíduo varia em torno de 2.000, tendo como limites cerca de 1.200 e 2.800 calorias. Portanto, as dietas podem conter desde 800 até 1.800 calorias, conforme o metabolismo do paciente e sua necessidade de perda de peso.

Existe algum exame que possibilite medir individualmente o gasto do metabolismo basal e do metabolismo energético induzido pelo alimento?

Sim. Existe um aparelho chamado calorímetro, que mede o metabolismo de repouso do indivíduo. Através desta medida pode-se calcular o gasto calórico das 24 horas dessa pessoa.

Quais as chances de um obeso se tornar uma pessoa magra? Terá de passar a vida toda em dieta?

Dificilmente um obeso se torna uma pessoa magra. Porém, tem boas chances de se tornar uma pessoa de peso normal. Terá, para tanto, de mudar seus hábitos alimentares em um processo de reeducação alimentar, como já descrito nas questões anteriores e/ou suas atividade físicas, de modo definitivo.

Leia artigos que complementam estas informações:
Entenda como funciona o metabolismo
Doenças e medicamentos que desequilibram o metabolismo
A ingestão de cerca de 7.500 calorias além das necessárias para a manutenção do peso leva ao ganho de 1 quilo na balança
Causas da gordura localizada
Por que eu tenho tendência a engordar?
Dietas radicais podem alterar o metabolismo e te fazer engordar
Quando uma pessoa é considerada obesa

Fonte: Capítulo de endocrinologia do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Médico responsável Prof. Dr. Alfredo Halpern. *Matéria do livro. Perguntas e Respostas em 22 especialidades médicas.