Gordura lipoaspirada volta?

Gordura lipoaspirada volta?

A gordura lipoaspirada não retorna porque no processo cirúrgico extraem-se as células adiposas. O que caracteriza o excesso de gordura em determinada região do corpo é que as células adiposas estão hipertrofiadas e causam um aumento de volume no local. Quando é realizada a lipoaspiração, as células gordurosas em excesso são sugadas e extraídas, permanecendo o tecido gorduroso normal e, sendo assim, não há como ocorrer um novo acúmulo de gordura localizada. Caso a pessoa engorde, ocorrerá um ganho de peso uniforme, sem evidenciar a região que foi lipoaspirada. Por exemplo, um culote que tenha sido aspirado não retornará a seu aspecto inicial, pois as células adiposas em excesso foram retiradas e, se houver um aumento de peso, a pessoa terá uma coxa mais volumosa, mas sem a presença do culote.

Em casos de pessoas que se submeteram à lipoaspiração e resultou no retorno da gordura localizada, o cirurgião, nesse caso, pode não ter aspirado todas as células gordurosas e com o aumento de peso, elas se hipertrofiaram resultando novamente em gordura localizada. É importante esclarecer que as células de gordura removidas com a lipoaspiração, principalmente as do depósito genético, não voltam mais. O que acontece é que caso o paciente volte a engordar muito, aquelas poucas que ficaram, continuem a ganhar volume, formando novamente gorduras localizadas. Isso acontece porque não é tecnicamente correto a remoção de toda a gordura do local. É preciso deixar, no mínimo um centímetro de gordura, servindo de coxim entre a pele e o músculo.

Clique no link e leia também: Excesso de gordura: apenas cirurgia de lipoaspiração ou abdominoplastia?

Prof. Dr. Ivo Pitanguy é Prof. Titular dos Cursos de Pós-Graduação e Mestrado da PUC-RJ e do Curso de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas; Membro Titular da Academia Nacional de Medicina e autor do capítulo de cirurgia plástica do livro MEDICINA MITOS E VERDADES (Carla Leonel). Artigo do livro.