A idade de retirar a fralda

A idade de retirar a fralda

A retirada das fraldas deve ocorrer gradualmente, a partir do momento que a criança consegue avisar que está com vontade de urinar e evacuar. Isso ocorre, em geral, a partir dos 2 anos de idade, mas pode variar bastante de criança para criança. No início, ela avisará após ter urinado ou evacuado, mas, mesmo assim, deve ser levada até o vaso sanitário para que entenda onde deve ir quando tiver vontade.

Oaprendizado deve ocorrer sem pressões por parte dos pais. Além disso, o vaso sanitário deve ser de tamanho adequado, e os pés da criança devem ficar apoiados no chão ou em um banquinho.

O pediatra Dr. Cláudio Schvartsman esclarece que enurese noturna, ou urinar na cama, é considerado normal até 4 anos em meninas e 5 anos em meninos, mas, em algumas culturas, isso pode ocorrer até alguns anos mais tarde, sem que haja alguma doença. Além disso, alguns escapes são considerados normais. Entretanto, caso sejam em grande quantidade pode-se incentivar a criança a ir ao banheiro antes de se deitar.

Uma alternativa quando não se alcança melhora é acordar a criança 2 a 3 horas após o início do sono para que vá ao banheiro. Vale ressaltar que isso deve ser feito apenas se ela concordar com essa medida.

Outra opção é a avaliação com especialista para tratamento específico. Deve-se suspeitar de alguma doença quando a criança que não tem enurese noturna há mais de 6 meses e volta a urinar na cama, ou ainda, se o controle diurno também não tiver sido alcançado.