Dicas para o esmalte durar mais tempo nas unhas

Dicas para o esmalte durar mais tempo nas unhas

Manter as unhas pintadas e impecáveis pode parecer uma missão impossível. Afinal, nem sempre o esmalte dura o tempo que gostaríamos, sem falar que as primeiras lascas, às vezes, surge no dia seguinte da esmaltação. Se você se identificou com o que leu, não se responsabilize. Até as mais cuidadosas das mulheres correm o risco de ter o esmalte lascado precocemente. As causas são variadas e com pequenos cuidados você conseguirá manter suas unhas bonitas por mais tempo.
Confira nossas dicas!

A forma de lixar a unha está entre as causas. Após a unha ser lixada no formato desejado, é essencial alisar a ponta da unha com o lado mais fino da lixa. Segure a lixa verticalmente e faça o movimento apenas para baixo. Isso ajudará a fechar as camadas de lâmina evitando que a unha lasque. Qualquer lasquinha na unha, por menor que seja, já abre espaço para o esmalte lascar também.

A cutícula: aplique o creme amolecedor de cutículas e com uma espátula empurre-a delicadamente. Cutículas altas influenciam na duração do esmalte. Retire as pelinhas em excesso com a ajuda de um alicate afiado, e tome cuidado para não se ferir. Lave as mãos para eliminar qualquer vestígio de creme. A oleosidade interfere na aderência do esmalte e é um dos fatores que faz seu esmalte soltar mais rápido.

O mesmo vale para quem tem unhas oleosas. Se este for seu caso, é necessário esfoliar a unha (existe produtos destinados a esta finalidade) ou fazer o polimento com lixa apropriada antes de iniciar a esmaltação com a base. Se suas mãos forem naturalmente quentes ou com tendência ao suor, o esmalte irá durar menos tempo. Neste caso, todos cuidados devem ser redobrados.

Base é indispensável: não é apenas no salão de beleza que a base é bem-vinda. Mesmo que você pinte suas próprias unhas, não deve abrir mão da base. Além de evitar manchas no esmalte, ela ajuda a nivelar a unha e a fixar o esmalte. Também protege contra os efeitos ressecantes dos esmaltes. Existem vários tipos de base e, independente de ser fortificante ou com outras propriedades, todas unem as características essenciais para a boa esmaltação. Por isso, mesmo que sua unha seja forte e saudável, você necessita da base para melhor fixação do esmalte.

Esmalte novo: você comprou aquele esmalte lindo em uma viagem e guarda para usá-lo apenas em ocasiões especiais? Seu esmalte pode já estar velho e grosso. Para maior durabilidade, o esmalte deve ser sempre novo ou semi-novo.

Camada fina: a forma de esmaltar faz toda a diferença. Esmalte grosso descasca mais rápido. As duas camadas de mão de esmaltes devem ser aplicadas sobre a base, com o mínimo de pinceladas (tente apenas três por mão). Dê a primeira pincelada no centro da unha (da cutícula até a base). A segunda e a terceira, uma em cada lado. Caso haja necessidade, dê a quarta pincelada no centro para retirar eventuais manchas que o pincel tenha marcado. Repita a operação e lembre-se de retirar o excesso de esmalte do pincel, principalmente se o esmalte não for novo.

O tempo entre uma camada de mão e a outra: a pressa é inimiga da perfeição. Se quer uma esmaltação perfeita e duradoura, espere 2 minutos entre uma camada de esmalte e a outra. O mesmo vale para base e top coat.

Tire a pontinha: sabe a ponta do durex que você nunca encontra? Se tirar o esmalte da pontinha da unha, o efeito é semelhante. Sem esmalte na ponta, os “devoradores” do seu esmalte terão mais dificuldade em achá-lo. Não use acetona ou removedor de esmalte. Tire a pontinha com ajuda do seu próprio dedo para evitar que um fiapo de algodão possa comprometer o acabamento.

Top coat : além de proporcionar mais brilho ao esmalte, ajuda a proteger e secar mais rápido. Finalize sempre com o top coat para prolongar a duração do seu esmalte. Respeite o tempo de 2 minutos após a esmaltação antes de aplicá-lo. A cada dois dias, aplique uma nova camada de top coat para que o esmalte dure mais tempo.

Use removedores de esmaltes que são eficientes e não ressecam as unhas tal como a acetona. E aqui fica uma dica: na hora de limpar o excesso do esmalte nas unhas passe óleo nos cantos dos dedos, que facilita a limpeza do esmalte, além do risco de borrar ser menor.

Spray fixador e óleo secante: o óleo impede que poeira ou sujeira grude no esmalte. Já o spray torna a secagem mais rápida. Utilize os dois. Qualquer pigmento ou borrão sobre o esmalte se torna uma porta de entrada para “puxar o fio” e descascá-lo precocemente. Outra sugestão adicional é colocar as mãos em água fria que ajuda a selar o esmalte e melhora a aderência na unha. Espere uns 5 minutos antes deste procedimento e deixe as mãos de molho por 2 minutos.

Tempo de secagem: não se engane. Mesmo que o esmalte tenha a aparência de seco, ele demora 12 horas até realmente secar completamente. Caso precise tomar banho, espere, pelo menos duas horas. Da mesma forma, evite vapor e calor excessivo durante este tempo. Se você pintar as unhas a noite, também corre o risco de acordar com o esmalte “amassado”. Cuidados adicionais ao abrir embalagens, segurar a asa de xícaras de café quente, utensílios para prender o cabelo, qualquer movimento que exige os dedos pode amassar ou lascar o esmalte.

Seguindo todas as nossas dicas, seu esmalte vai brilhar por muito mais tempo!