As causas das olheiras

As causas das olheiras

As olheiras nada mais são do que a concentração de vasos sanguíneos ou melanina em excesso sob a pálpebra inferior, o que provoca o tom escurecido abaixo da região ocular. Explicando melhor: a pele debaixo dos olhos é muito fina (a mais fina de todo corpo, além de ser três vezes mais fina que de todo o rosto) e bastante vascularizada. Com isso, algumas situações ou doenças provocam o surgimento das olheiras. Conheça algumas delas:

• Quando dormimos mal ou estamos cansados, ficamos pálidos. Com isso o sangue sob a pele fica mais visível, e é exatamente isso que são as olheiras. O mesmo pode-se dizer de medicamentos que provocam a dilatação dos vasos sanguíneos que também faz com que a pele debaixo dos olhos se torne escura.

• Já o cigarro e bebida em excesso são fatores que contribuem para o aparecimento das olheiras, além de saltar as bolsas sob os olhos, devido a má circulação e desidratação.

• Nas pessoas mais velhas, as olheiras podem se tornar mais evidentes devido a perda de colágeno que deixa a pele mais fina e translúcida. Quanto mais transparente for a pele, mais escuras são as olheiras. Por isso, pessoas com pele muito clara também tem tendência as olheiras.

• Até mesmo a formação óssea do rosto pode provocar sombra abaixo dos olhos e destacá-las.

• Vale dizer que as olheiras podem ser hereditárias. A pele normal contém células chamadas melanócitos. Essas células produzem melanina (a substância que dá à pele sua cor). A pele com excesso de melanina é hiperpigmentada prevalecendo assim, as olheiras. Durante o período menstrual, quem faz uso de anticoncepcional ou na gravidez esta condição pode estar presente devido aos estímulos hormonais.

• Olheiras também podem ser sintomas de problemas mais graves: a falta de ferro no sangue, por exemplo, provoca palidez no rosto e esta condição é um sinal que não está chegando oxigênio suficiente aos tecidos do corpo.

• Nos distúrbios da tiroide as olheiras também podem se fazer presentes. Portanto, fique de olho na causa de sua olheira.

DICA
O frio ajuda a diminuir as olheiras. Faça compressas com soro fisiológico ou chá de camomila gelado, ou coloque uma rodela de pepino ou batata fria sob a região dos olhos que ajudam a contrair os vasos além de hidratar a pele.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto descrito. Clique para ler.

Veja também mais artigos nas categorias de:
CIRURGIA PLÁSTICA
DERMATOLOGIA
BELEZA e BEM-ESTAR