Furúnculos

Furúnculos

Furúnculos são infecções bacterianas dos elementos pilosebáceos, ou seja, do folículo da pele e da glândula sebácea que o envolve. É uma infecção que provoca vermelhidão e elevação da área afetada, demorando alguns dias para amadurecer e drenar o pus. Calor úmido no local ajuda na drenagem espontânea.

Os furúnculos são extremamente dolorosos e não devem ser espremidos. Quando não evoluem sozinhos, precisam ser tratados por drenagem cirúrgica e antibióticos. O dermatologista Prof. Dr. Luiz Carlos Cucé alerta que espremer furúnculo causa diversas complicações pois as bactérias podem entrar na corrente sanguínea e atingir outros órgãos.

Normalmente, os furúnculos se manifestam em jovens na puberdade e sua incidência é frequente, principalmente, em indivíduos com baixa imunidade e em diabéticos. Costumam surgir nas regiões de maior atrito da pele, como face, pescoço, seios, axilas e nádegas. Eles apenas não ocorrem nas áreas onde não existem os folículos pilosos, como a sola dos pés e a palma das mãos. Os furúnculos que se manifestam ao redor do nariz e ouvido devem ser examinados imediatamente pelo médico pois essa é uma região muito irrigada que se comunica com o cérebro. Leia sobre abscesso cerebral

Às vezes, os indivíduos podem ter lesões múltiplas chamadas de furunculose, que, quando agrupados e confluentes, formam o antraz (vários furúnculos juntos). Manifestam-se, principalmente, no pescoço e nas costas.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler.

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Capítulo de Dermatologia. Médico responsável: Prof. Dr. Luiz Carlos Cucé.